Arquitetura disciplinar na Amazônia: o Educandário Dr. Nogueira de Faria - Ilha de Cotijuba - Belém - Pará
arqueologia da arquitetura, instituições totais, Amazônia.
Por mais de 30 anos a ilha de cotijuba (Belém - PA) abrigou no mesmo espaço
diferentes instituições (Colônia reformatório, educandário e presídio) que tinham como
propósito a educação e recuperação do indivíduo para o convívio na sociedade. A
arquitetura deste local é grandiosa e chama atenção sempre que se chega a esta ilha. Esta
pesquisa faz um levantamento histórico inicial de quais contextos e motivos este
educandário foi criado no início da década de 1930 e o que levou o seu fechamento no final
da década de 1970. A partir disso buscaremos compreender como a arquitetura de toda
esta construção foi utilizada como mais uma forma de controle dos internos e, também,
entender como a disciplina se materializou e se perpetuou por anos nesta arquitetura. Para
isso, utilizamos a abordagem da arqueologia da arquitetura para atingir nossos objetivos,
estudando sua história, conceitos e principalmente as suas metodologias. Assim, é
realizada uma descrição de todo o ambiente, desde a quantidade de salas, janelas e portas,
até as suas medidas. Com isso, acreditamos ter dados para comparar, analisar e então
responder a nossa pergunto principal que é: como a disciplina se materializou na arquitetura
do educandário Dr. Nogueira de Faria?