Coleções tombadas em reservas técnicas saturadas: o abandono institucional do patrimônio arqueológico
Gestão de Acervo; Musealização; Tombamento; Patrimonialização.
Com objetivo de discutir como as políticas de preservação patrimonial repercutem nos processos de gestão de acervos arqueológicos herdados do passado e salvaguardados em museus e instituições congêneres, a pesquisa desenvolve uma ação de reflexividade sobre articulação dos agentes e das agências envolvidos no sistema de preservação institucional do patrimônio arqueológico. Considera-se que esses acervos arqueológicos herdados do passado, mantidos, muitas vezes, em reservas técnicas saturadas e com condições inadequadas vem sendo questionados enquanto legado de ações de saques e espólios que passam a integrar uma cadeia de produção de referências de memória e ao mesmo tempo são contestados pelos diferentes coletivos humanos no contexto de reivindicação de direitos sobre o patrimônio cultural. Para a análise da gestão de acervo arqueológico tomou-se duas a realidades diferentes, duas coleções tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – a primeira do Museu do Ceará e a segundo do Museu Paraense Emílio Goeldi. Trata-se de uma análise reflexiva da atuação profissional em uma instituição museológica com custódia de acervo arqueológico tombado. A discussão ressaltou a assimetria das relações entre coletivos humanos interessados no patrimônio arqueológico e os sistemas institucionais de preservação, por meio do delineamento da cadeia operatória de curadoria de acervos museais e das políticas patrimoniais. Outrossim, torna-se necessária a integração de políticas pública para os campos patrimonial e museal, no sentido de articular ações para a preservação do patrimônio arqueológico. Nesse sentido, argumenta-se a importância de desenvolver um processo de musealização ancorado em ações de colaboração e participação coletivas com os diferentes atores sociais, a fim de engendrar uma gestão de acervo reflexiva, que viabilize a abrangência da imaginação museal.