Percepções Geográficas na Educação Escolar Indígena do Povo Tembé do Gurupi
Educação, Geografia, Professores Indígenas, Interculturalidade, Tembé.
A educação escolar indígena atualmente respeita os princípios da interculturalidade, especificidade, pluralidade de concepções pedagógicas, o multi e bilinguismo. Realizada por muito tempo por professores não indígenas, hoje percebemos que existe uma inserção maior de professores indígenas na educação escolar indígena que fazem a diferença em suas formas de ensino, pois em seu fazer pedagógico incorporam elementos de cultura, conhecimentos e práticas específicos para dialogar com os conceitos não indígenas utilizados nas disciplinas. O presente trabalho se propõe analisar como os professores indígenas do povo Tembé do Gurupi adequam os conteúdos da disciplina Geografia à realidade cultural e aos saberes específicos de sua etnia. A Geografia é uma disciplina que trabalha a relação do homem com seu espaço geográfico, e sabemos que os povos indígenas tem uma forma particular de interagir com o ambiente, perceber o espaço e construir territórios, de mapear lugares e nichos ecológicos a partir de saberes tradicionais. Portanto, nos interessa assim entender como esses conhecimentos e percepções são repassados através do ensino da disciplina geografia em suas escolas. A pesquisa será realizada com professores que atuam no Ensino Fundamental do 1º ao 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Indígena Maria Francisca Tembé, onde hoje atuam quatro professores indígenas contratados pela Secretaria Municipal de Educação de Paragominas desta região.