Ecos de um Theatro Assombrado Um estudo de caso sobre as relações entre materialidade e imaginário no Theatro da Paz, Belém (PA)
Arqueologia; Amazônia; Materialidade; Imaginário; Teatro; Visagem.
Esta dissertação, divida em três atos, trata das relações entre Materialidade e Visagens no Imaginário Amazônico, utilizando como caso de estudo as histórias contadas por funcionários do Theatro da Paz, localizado em Belém (PA). O primeiro ato contém uma discussão sobre Arqueologia e Contação de Histórias e outra sobre Arqueologia do Imaginário, abordando as diferentes interfaces do tema. O segundo ato é voltado para a História do Theatro da Paz e dos teatros que o antecederam, evidenciando as influências de seus elementos materiais, construção e primeira reforma. Este ato também busca mostrar a relação dialética entre os teatros como estratégia colonial e a apropriação desses por parte da população. Por fim, o ato três, trata das Visagens e sua relação com a materialidade. Evidenciando como as materialidades cotidianas mediam relações com as visagens e como as visagens chamam para a relação com a materialidade arqueológica.