OS SABERES DOCENTES NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
ACERCA DO CONCEITO E ENSINO DE DERIVADA
Educação Matemática. Ensino de Cálculo. Ensino de Derivada,
Licenciatura em Matemática. Saberes Docentes.
Este trabalho desenvolve-se a partir da pesquisa qualitativa que tem como objetivo
identificar os Saberes Docentes presentes na Licenciatura em Matemática e ensino
de Derivada. O estudo envolve cinco professores que lecionam ou já lecionaram a
disciplina de Cálculo I para a Licenciatura em Matemática da Universidade do
Estado do Pará e/ou Universidade Federal do Pará, que busca responder a seguinte
pergunta: quais os saberes docentes presentes na licenciatura em Matemática e
ensino de Derivada? Este estudo se divide em duas etapas, a primeira é a aplicação
de um questionário contendo dezoito questões sobre a formação do professor e
atuação no ensino de Derivada, a segunda é a entrevista na qual constam cinco
questões referentes à trajetória profissional do professor desde sua Graduação e
seis questões relativas à concepção do professor em relação ao ensino de Derivada
na Licenciatura em Matemática. Posteriormente construímos um novo roteiro de
entrevista, que contém sete questões sobre o ensino de Derivada, duas acerca da
dificuldade da aprendizagem de Derivada e quatro a propósito da formação
profissional, da experiência e do currículo do curso. No estudo histórico sobre o
desenvolvimento da Derivada, baseamos nos trabalhos de Haveroth (2013), Pires
(2004), Bardi (2008), Carvalho (2007) e Baroni e Otero-Garcia (2014). No estudo
bibliográfico sobre o ensino de Derivada na Licenciatura em Matemática,
fundamentamos em Dall’Anese (2000), Santos e Matos (2012) e Traldi Júnior (2007)
e sobre o saberes docentes em, Tardif (2014) e Pimenta (1996). Com base na
análise das entrevistas realizadas, fizemos algumas considerações: percebemos
que esses saberes estão intimamente ligados uns ao outros, saberes estes que são
o da formação profissional, o da experiência, o disciplinar e o curricular.