ProJovem, Cotidiano, Ensino e Aprendizagem de Matemática
Nos últimos anos, a demanda do ensino de Educação de Jovens e Adultos vem crescendo, e com isso propostas educacionais surgem para atendimento de perfis específicos de alunos. Dentre elas, destacamos o ProJovem Urbano. Apesar da crescente procura por essa modalidade de ensino por estudantes, as pesquisas relacionadas ao processo de ensino e de aprendizagem de Matemática desses estudantes são escassas. Em nossa pesquisa de “Estado da Arte”, concluímos que as discussões envolvendo o ProJovem ainda são tímidas. Nesse sentido, o presente trabalho busca discutir e trazer reflexões para área da Educação, em especial para a Educação Matemática. Nossa proposta é analisar se o ferramental matemático que o aluno do programa utiliza cotidianamente (fora da escola) é o mesmo que ele utiliza em sala de aula, bem como identificar se há divergências ou convergências entre a Matemática feita fora e dentro da escola. Para responder a algumas dessas questões, entrevistamos alunos do ProJovem na tentativa de mapear atividades matemáticas que eles desenvolvem cotidianamente, para que, em seguida produzíssemos situações-problema que se relacionam com o seu dia a dia. Os dados colhidos com esta atividade desenvolvida com os alunos oportunizaram reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática.