A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: os desafios de alunos com deficiência no ingresso e formação para o trabalho.
Inclusão. Educação Profissional. Pessoa com Deficiencia. Ingresso. Formação. Trabalho.
Este projeto de pesquisa tem como objeto de estudo a inclusão de pessoas com deficiencia na educação profissional, vislumbrando seus principais desafios no ingresso e formação para o trabalho, cujo objetivo geral é analisar de que forma os cursos de formação para o trabalho ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), facilitam o ingresso de pessoas com deficiencia. Os objetivos específicos são: levantar o perfil dos alunos com deficiencia matriculados nos 18 campus da rede federal no Estado do Pará,
Identificar as barreiras que limitam as pessoas como deficiencia no ingresso e formação para o trabalho, apontar quais as deficiências de maior e menor inserção nos cursos , caracterizar as estruturas dos cursos ofertados na
educação profissional, bem como analisar processos seletivos e ações pedagógicas que o compõe, visando identificar os fatores que limitam o acesso de algumas deficiências aos cursos e verificar os aportes educacionais
inclusivos oferecidos no IFPA para o atendimento de alunos com deficiencia contribuindo para a sua permanência e formação. O projeto terá como base teórico-metodológica a teoria social marxista e o método do materialismo
histórico e dialético. Os níveis da pesquisa serão o exploratório, descritivo e o explicativo, com a abordagem quali- qualitativa. O prelúdio do delineamento serão: o levantamento bibliográfico, a revisão sistemática da literatura de teses, dissertações e artigos que tenham relação com objeto ora proposto, a pesquisa documental e empírica, tendo como lócus da investigação os 18 campus classificando em seis regiões como: Capital e área metropolitana, nordeste do Pará, sudoeste, sudeste, marajó e baixo amazonas. Os instrumentos e as técnicas de coleta serão: o questionário e a entrevista semiestruturada. Por fim, como técnica para análise e interpretação dos dados será utilizada a sistematização dos dados e análise de conteúdo, tendo todo o processo metodológico da pesquisa norteado por cuidados éticos.