A Política de Assistência Estudantil na UFPA: um estudo do Programa de Assistência Estudantil Permanência
Assistência Estudantil; Educação Superior; Serviço Social.
O presente estudo tem como proposta refletir os significados e limites presente no desenvolvimento da política de assistência estudantil, considerando assim, o Programa Permanência da UFPA: programa assistencial estudantil de maior demanda na universidade, e realizando de forma complementar, um estudo das tendências que se identificam e discutem nas diversas instituições presentes em todo o Brasil, a partir da leitura sistemática de trabalhos apresentados no evento científico da área do Serviço Social: Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), realizado pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), identificando ao final do estudo, a partir da importância da assistência estudantil enquanto alternativa para a democratização da permanência do discente no ensino superior, delineada ao longo dos séculos em meio às disputas e conflitos na esfera da sociedade civil, a orientação no sentido de ampliação, qualidade dos serviços prestados e reconhecimento das demandas. Entretanto, embora possa considerar como norte a observância e paridade ao PNAES no alcance dos objetivos largamente propostos nacionalmente, a política desenvolvida na universidade transparece elementos que necessitam de uma ampla discussão participativa e reavaliação no sentido de aperfeiçoamento, assim como se identificou, em grande escala, nas instituições federais públicas no restante do Brasil, por meio do estudo das reflexões postas através dos eventos científicos do ENPESS (2014-2016).