PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL NA FASS/UFPA: análise da relação ensino-aprendizagem da dimensão técnico-operativa.
Serviço Social. Formação Profissional. Práticas Pedagógicas. Dimensão Técnico-Operativa.
A dissertação ora apresentada objetiva analisar de que maneira, na formação profissional á nível de graduação, os sujeitos envolvidos no processo de formação profissional no curso de Serviço Social da Faculdade de Serviço Social, vinculada a Universidade Federal do Pará – FASS/UFPA, desenvolve as práticas pedagógicas para o ensino-aprendizado dos elementos constitutivos da dimensão técnico-operativa e a indissociabilidade das demais dimensões, ético-política e teórico-metodológica. Para o alcance deste objetivo geral, estabelecemos enquanto objetivos específicos: 1) analisar a compreensão dos docentes e discentes quanto aos processos formativos e o papel desempenhado por estes sujeitos na relação sujeito-conhecimento; 2) analisar a forma como os docentes articulam, em suas respectivas disciplinas e através dos instrumentais e técnicas pertinentes ao planejamento das aulas, o ensino da dimensão técnico-operativa; 3) identificar as tendências teórico-metodológicas desses docentes, tendo em vista verificar se coadunam com o direcionamento crítico da formação profissional; 4) analisar a compreensão dos discentes sobre a dimensão técnico-operativa, em vista de verificar se as práticas pedagógicas a que estes sujeitos vivenciaram suprem suas necessidades de aprendizagem da referida dimensão; e, por fim, 5) verificar os avanços no processo de ensino-aprendizagem dos elementos componentes da dimensão técnico-operativa e quais as estratégias propostas pelos sujeitos envolvidos nesse processo para superação das contradições do ensino desta dimensão profissional. Se realizará o processo investigativo e analítico por meio do método marxiano, pautando-nos no conjunto de categorias: totalidade, contradição e mediação, as quais proporcionam uma aproximação e emersão na radicalidade. Seguindo, esta pesquisa desenvolveu-se a partir do enfoque misto (quanti-qualitativo) e a coleta de dados se deu através de pesquisa de campo, utilizando-se a técnica de entrevista, via google meet, utilizando-se do instrumental roteiro de entrevista semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas. Realizou-se, ademais, análise documental e revisão bibliográfica nas revistas Serviço Social e Sociedade e Temporalis. A pesquisa evidencia como um dos resultados, primeiramente, a coerência das docentes entrevistadas com o PEP, porquanto pautam-se em práticas pedagógicas críticas, com a finalidade de proporcionarem o ensino-aprendizagem da dimensão técnico-operativa. Para ambos sujeitos pesquisados, o processo de ensino-aprendizagem se dá pela mútua troca construtiva na elaboração profícua do conhecimento. Entretanto, na perspectiva discente, evidenciamos a recorrente atribuição ao docente sobre o processo, tirando-os a responsabilidade de se colocarem como indivíduos diretamente imbricados no processo. Os docentes, na organização de seus planos de aula, optam por metodologias lúdicas (exemplo: foto varal, teatro e cine debate) que estimulem a participação direta dos discentes e os faça elaborarem, criticamente, os conhecimentos da dimensão técnico-operativa. De forma acessível e não aprofundada, os discentes conseguem expressar os elementos básicos que compõem a dimensão técnico-operativa. em contrapartida, apresentam dificuldades em relaciona-la com as dimensões teórico-metodológico e ético-política. E, por fim, verificar os avanços no processo de ensino-aprendizagem dos elementos componentes da dimensão técnico-operativa e quais as estratégias propostas pelos sujeitos envolvidos nesse processo para superação das contradições do ensino desta dimensão profissional.