UM ESTUDO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DIMENSÃO TÉCNICO-OPERATIVA DO SERVIÇO SOCIAL: uma analise a partir das estruturas dos Projetos Políticos Pedagógicos e da concepção de docentes das escolas de Serviço Social.
Palavras-chave: Serviço Social. Formação Profissional. Dimensão Técnico-Operativa.
O projeto de pesquisa de dissertação de mestrado aqui exposto objetiva analisar de que maneira, na formação profissional, á nível de graduação, os docentes do curso de Serviço Social, que atuam nas diferentes modalidades de ensino, dos municípios de Belém, Manaus e Porto Alegre, estruturam o ensino-aprendizado dos elementos constitutivos da dimensão técnico-operativa e a indissociabilidade com as demais dimensões ético-política e teórico-metodológico. Para o alcance deste objetivo geral, estabelecemos enquanto objetivos específicos: 1) compreender a análise dos docentes sobre o processo educativo e as funções desempenhadas por estes sujeitos quanto mediadores da relação ensino-aprendizagem; 2) analisar de que maneira os docentes articulam, em suas respectivas disciplinas, o ensino da relação teoria-prática e identificar as tendências teórico-metodológicas desses docentes em vistas a verificar se coadunam com o direcionamento crítico da formação profissional; 3) analisar as interpretações desses profissionais docentes sobre a dimensão técnico-operativa e sua articulação com as demais dimensões profissionais, objetivando analisar suas tendências analíticas; 4) verificar os avanços no processo de ensino-aprendizagem dos elementos componentes da dimensão técnico-operativa e por último, realizar levantamento dos Projetos Políticos Pedagógicos – PPC das faculdades presenciais, privada e pública, e EAD de vinculação das(os) docentes participantes da pesquisa, a fins de analisar e verificar se estão de acordo com os direcionamentos do projeto de formação profissional da ABEPSS (1996) no que concerne ao debate sobre a dimensão técnico-operativa. Para isso, se realizará o processo investigativo e analítico por meio do método marxiano. Compreende-se que a teoria social e método do materialismo histórico-dialético se conformam em um conjunto de categorias, a dizer: totalidade, contradição e mediação, as quais proporcionam uma aproximação e emersão na radicalidade nas determinações da realidade concreta e auxiliam na captação do objeto desta pesquisa em sua dinamicidade, processualidade história e negatividade própria. Seguindo a perspectiva estabelecida pelo método de Marx, a dissertação compromete-se com o retorno contributivo para com a comunidade acadêmica-profissional do Serviço Social buscando oferecer subsídios analíticos-reflexivos que auxiliem na intervenção profissional dos assistentes sociais e cumpra, dessa forma, com o papel social da produção de conhecimento, que destina-se na transformação do real. Salienta-se que esta pesquisa será desenvolvida a partir do enfoque misto (quanti-qualitativo) e a coleta de dados se realizará por meio de pesquisa de campo, utilizando-se a técnica de entrevista, a partir do instrumental de roteiro de entrevista semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas, realizadas parte presencialmente, no município de Belém, e parte através de atividades síncronas, com a utilização de plataformas digitais. Se realizará, também, análise documental por meio de roteiro previamente elaborado.