Expansão da educação superior privada na região Norte e implicações no processo de inscrição principal no CRESS 1ª Região
Mercantilização da Educação Superior; Alienação; Educação à Distância.
O presente estudo aborda a relação das suspeitas de irregularidades identificadas pela Comissão de Inscrição do CRESS 1ª Região com o processo de expansão da educação superior, pública e privada, na modalidade presencial e à distância, no Brasil. Tem como objetivo analisar as determinações que incidem no indeferimento da inscrição profissional no Regional. Para o alcance dos objetivos propostos foi realizada pesquisa bibliográfica, documental e de campo, esta última de caráter quanti-qualitativo com o uso de entrevistas semi-estruturadas com 05 (cinco) membros da Comissão de Inscrição do CRESS 1ª Região, em 03 (três) gestões diferentes (2008 a 2011; 2011-2014; 2014 a 2017). A pesquisa documental teve por fonte o Cadastro do E-Mec - onde se encontra a base de dados das instituições de ensino superior públicas e privados nas modalidades presenciais e a distância no Brasil -, o Sistema para Controle de Inscritos (SISCAF) - onde se encontram os Registros de profissionais do CRESS 1ª Região -, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) - onde se encontra o censo da educação superior, e fundamentalmente, a documentação dos processos de inscrição com suspeita de irregularidades levantadas pela Comissão de inscrição do Regional. A Metodologia orientou-se pelo materialismo histórico e dialético que permitiu sucessivas aproximações ao objeto de estudo, a partir das categorias da totalidade e contradição. Dentre os resultados alcançados destacam-se, o levantamento da expansão da educação superior, pública e privada, na modalidade presencial e à distância na formação profissional em Serviço Social na Região Norte, o aumento de requisições de inscrição profissional no Regional Pará e, ainda, a caracterização das suspeitas de irregularidades identificadas pela Comissão de Inscrição do CRESS 1ª Região.