MULHERES QUILOMBOLAS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES E ESTRATÉGIAS PARA O ACESSO E PERMANENCIA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Mulher; Quilombola; Ensino Superior.
A pesquisa intitulada: Mulheres Quilombolas no Ensino Superior: um estudo sobre as dificuldades e estratégias para o acesso e permanência na universidade pública, diz respeito a realidade das discentes quilombolas na Universidade Federal do Pará. Tem por objetivo: verificar como o acesso ao ensino superior têm contribuído para a organização de mulheres quilombolas no enfrentamento da discriminação de gênero, raça, racismo institucional e defesa de seus territórios. Dessa feita, o percurso metodológico trilhado na pesquisa dar-se-á orientado pela perspectiva crítica dialética, pesquisa exploratória, pesquisa bibliográfica e documental. No levantamento bibliográfico terá a produção de autoras e autores que versem sobre a temática, dando ênfase na produção de mulheres negras e quilombolas. O lócus da pesquisa de Campo é a Associação dos Discentes Quilombolas – ADQ. Temos como sujeitas da pesquisa e interlocutoras as mulheres discentes quilombolas que fazem parte da Associação dos Discentes Quilombolas – ADQ, no qual utilizaremos as técnicas da entrevista narrativa (EN) e do grupo focal. É uma pesquisa de natureza qualitativa, que ao se propor o estudo sobre as mulheres quilombolas na universidade, faz uma contextualização histórica das lutas e mobilizações das mulheres negras, do movimento negro e quilombola para garantia de direitos como o acesso as políticas públicas, ao mesmo tempo em que suscita o debate sobre a permanência na universidade e instiga pensar em outras epistemologias visando uma educação intercultural.