SERVIÇO SOCIAL E RELAÇÕES RACIAIS: um estudo sobre a inserção da temática racial na formação das/os assistentes sociais
Serviço Social; formação em Serviço Social; questão racial; relações raciais.
Esta dissertação se propõe a analisar a inserção da temática racial na formação das/os assistentes sociais, investigando como se expressa, nos PPC‘s dos cursos de Serviço Social, das UFA‘s afiliadas a ABEPSS na região norte, o compromisso ético-político do Serviço Social com a eliminação de todas as formas de preconceito e discriminação, do ponto de vista da incorporação dos conteúdos concernentes à questão racial brasileira. Tem como quadro de referência o método do materialismo histórico-dialético para interpretação e análise da realidade. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e explicativo. Para o levantamento bibliográfico foi empregada a revisão sistemática de literatura, realizada nos anais dos CBAS ocorridos entre os anos de 2013 a 2019, dos ENPESS, ocorridos entre os anos de 2010 a 2018, em 11 periódicos de Serviço Social qualificados pelo sistema Qualis com os extratos A1 e A2, nas plataformas google acadêmico e BDTD, da qual resultaram 20 trabalhos que abordavam concomitantemente o Serviço Social, a formação profissional e a questão étnico-racial. Na análise documental foram examinados, à luz da técnica da Análise de Conteúdo (Bardin, 1977), os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Serviço Social de sete Unidades de Formação Acadêmica (IMMES/AP; UFAM/MANAUS; UFPA/BREVES; UFPA/BELÉM; UFMA; UFT; e UFPI). Os resultados apontam discreta incorporação da temática racial nos PPC‘s atravessadas por formas ambivalentes de agregação dos conteúdos, ora priorizando o debate, ora diluindo-o entre um sem número de conteúdos. Supõe-se ainda que a agregação terminológica dos conteúdos sofre impacto das normativas legais que alteraram a LDB para a incorporação de assuntos referentes a história e cultura afro-brasileira e indígena, bem como, das forças sociais atuantes no processo de luta por igualdade, bem como, das mudanças provenientes das políticas de ação afirmativa no cenário acadêmico.