Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANACLETO ANIBAL XAVIER DOMINGOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANACLETO ANIBAL XAVIER DOMINGOS
DATA: 03/07/2024
HORA: 14:00
LOCAL: BELÉM-VIA ONLINE
TÍTULO:

A ECONOMIA POLÍTICA DO PETRÓLEO: UM ESTUDO SOBRE AS MUDANÇAS, CONTINUIDADES E IMPASSES NA ECONOMIA ANGOLANA DO PERIODO PÓS GUERRA CIVIL A 2020.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Angola; Renda petrolífera; Setor petrolífero; Desenvolvimento socioeconômico; Finanças estatal.


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO:

A transição do pós-guerra em Angola envolveu pequenas mudanças nas estratégias de acumulação das classes dominante do país para manter o status quo e aprofundar a concentração interna de poder e riqueza. Apesar de estar ocorrendo uma mudança político-econômica fundamental – de uma economia rentista periférica para uma economia de sistema indígena de acumulação capitalista. Desenvolvimentos recentes no petróleo e no setor de serviços, como o impulso para o aumento do conteúdo local, ou angolanização, mostram que a elite está envolvida num processo de reinvenção de metamorfose, a tendência da transição é no sentido de um maior fortalecimento do poder da elite angolana e um processo de distribuição cada vez mais desigual da riqueza sob as relações sociais emergentes de produção e acumulação. A queda da participação relativa do setor petrolífero na economia angolana, e ascensão de setores antes considerados insignificantes na economia angolana, suscita alterações na estrutura proprietária dos meios de produção, ocasionando uma migração da classe proprietária do setor petrolífero para os setores da construção civil, comércio e serviços. O objeto de estudo deste trabalho é a economia política do petróleo em Angola do período que sucede a guerra civil findada em 2022, até o ano de 2020, em plena pandemia da COVID-19, com enfoque nas mudanças, continuidades e nos impasses causados pela dinâmica petrolífera durante o período analisado. O objetivo principal é propor uma interpretação da dinâmica socioeconômica angolana baseada no setor petróleo, encetada com a estabilidade política de 2002, considerando o impacto da redução da participação relativa deste setor na renda nacional e a ascensão de setores antes considerados de pouca contribuição relativa no produto nacional como a construção civil, comércio e serviços como este fato estrangula as finanças do Estado, afeta e movimenta a correlação de forças internamente. Para a instrumentalização deste trabalho utilizamo-nos de pesquisa bibliográfica com uso de fontes primárias e secundárias, através de consulta de teses, dissertações, monografias, revistas especializadas e materiais jornalísticos. Em relação ao material estatístico necessário para a visualização da problemática em estudo, utilizamo-nos de fontes de dados oficiais produzidas e disponibilizado pelo Instituto de Estatísticas de Angola (INE) e por organismos multilaterais que disponibilizam estatísticas sobre a economia angolana. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEXSANDRO SOUSA BRITO
Interno - 1258457 - ARMANDO LIRIO DE SOUZA
Externo à Instituição - HEITOR SIMÃO AFONSO AMBRÓSIO
Presidente - 3153414 - JOSE RAIMUNDO BARRETO TRINDADE
Externo à Instituição - OSMILDE AUGUSTO MIRANDA
Notícia cadastrada em: 18/06/2024 16:19
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1