Análise das economias de aglomeração e seus efeitos sobre o desenvolvimento local: comparações entre capitais brasileiras.
Desigualdades regionais, desenvolvimento local, aglomeração, economias de especialização/localização, economia de urbanização/diversificação.
Um dos principais objetivos de uma nação é a promoção do desenvolvimento socioeconômico, mas uma das barreiras para o crescimento total é a existência de desigualdades regionais no país. Essa é uma característica brasileira que persiste por um longo período, muito embora seja algo de políticas públicas para mudança desse quadro. Para desenvolvimento do país é necessário à promoção de desenvolvimento local e isto não apenas ocorre por parte de investimentos do Estado, mas após o processo de globalização viu-se a importância das empresas, principalmente inovadoras, como forma de promoção do crescimento e desenvolvimento. As principais cidades brasileiras possuem centros aglomerativos de grandes empresas que facilitam o processo de crescimento e a existência de economias de urbanização/especificação de Jacobs é a que mais causa impactos nas grandes cidades e capitais.