Notícias

Banca de DEFESA: FABIO HELENO MOURAO DA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIO HELENO MOURAO DA COSTA
DATA: 05/07/2019
HORA: 15:00
LOCAL: CIDADE UNIVERSITÁRIA ICSA-UFPA
TÍTULO:

Padrão tecnológico e regional das aglomerações industriais no Brasil: localização, dinamismo e crescimento regional no período de 2006 a 2014.


PALAVRAS-CHAVES:

Economias de aglomeração. Nova geografia econômica. Índice de concentração normalizado. Modelo de dados em painel. Método diferencial-estrutural.

 


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO:

O presente estudo avalia a evolução do nível de concentração espacial da indústria brasileira por nível de intensidade tecnológica e os fatores determinantes da dinâmica regional no período de 2006 a 2014. Para tanto, o estudo se vale de três métodos de análise: i) no primeiro momento, com o intuito de identificar as regiões que apresentam aglomerações industriais, são calculados os principais indicadores de análise regional; ii) em seguida, com base nos argumentos da nova geografia econômica - NGE, são identificados os determinantes do crescimento do emprego industrial no período, por meio de métodos econométricos de dados em painel de efeito fixo estático; e por fim iii), é aplicado o método de análise regional diferencial-estrutural estático e dinâmico, com o intuito de medir o dinamismo dos estados. Para obter os resultados propostos, foi utilizada a base de microdados da RAIS-MTE, para as dimensões espaciais de estados e municípios.. Os principais resultados indicam: i) um substancial crescimento do emprego formal na estrutura produtiva do país no período analisado, bem como na indústria e seus segmentos de intensidade tecnológica e a identificação de novas regiões com potencialidades de desenvolvimento industrial, embora de forma mais incisiva nas regiões Sul e Sudeste do país; ii) as externalidades tipo MAR e de urbanização-Jacobs atuam de forma mais evidente, reduzindo a diferença entre o crescimento na região-estado e o país, acompanhadas de forças de dispersão; e iii) os segmentos da indústria por nível de intensidade tecnológica, apesar de terem obtido crescimento de emprego formal no período analisado, os mesmos apresentaram lento dinamismo, por conta da combinação dos efeitos estrutural e diferencial desfavoráveis, acarretando em desvantagem competitiva.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2266031 - HILDER ANDRÉ BEZERRA FARIAS
Externo à Instituição - MAURO THURY DE VIEIRA SÁ
Interno - 2458364 - RICARDO BRUNO NASCIMENTO DOS SANTOS
Externo à Instituição - SALOMÃO FRANCO NEVES
Presidente - 396555 - SERGIO LUIZ DE MEDEIROS RIVERO
Notícia cadastrada em: 26/06/2019 17:57
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2