INFORMALIDADE, REALIDADES E DIFERENCIAÇÕES: proposições teóricas e metodológicas acerca da informalidade empresarial.
Informalidade. Informalidade Empresarial. Categorização.
A informalidade é um fenômeno real na economia que envolve diversos atores e dimensões. A proposição da tese procura examinar a presença de uma nova categoria informal que denominamos informalidade empresarial, a qual ainda não foi objeto de categorização, como atividade no interior da informalidade. Para compreender o seu funcionamento na economia em face sua complexidade e invisibilidade, é necessário atentar para sua inserção na lógica do mercado, ou seja, como empreendimentos não capitalistas, com seus circuitos próprio de comercialização e semi autônomo, interage com o capital a qual está inserção se dá pelo lado da valorização do capital através do aquisição de mercadorias, que reduz o tempo de rotação onde o capital, sob forma de mercadoria, fica parado, fato que adiante, devido as compras do bem, o processo de valorização. Compreendido este processo de inserção e valorização, é importante apreender as principais caraterísticas dos empreendimentos tipificados como “informais empresariais”, buscando, através de primeiras pesquisas, buscar os principais pontos que dão sentido a mesma enquanto fenômeno no interior da informalidade. Desse modo, em caráter preliminar, o presente trabalho procura demonstrar algumas características da informalidade empresarial, visando contribuir com a sua tipologia econômica e social, enquanto categoria de análise produtiva e, com isso, avançando no debate da economia do trabalho.