MUDANÇA ESTRUTURAL E PADRÃO REPRODUTIVO REGIONAL: uma análise histórico-estrutural sobre as características distintivas de um novo padrão primário exportador na economia do Pará (1996-2016).
Trajetória econômica. Economia dependente. Heterogeneidade estrutural. Padrão reprodutivo regional. Estrutura econômica paraense.
Nas últimas décadas a produção industrial nacional tem reduzido seu peso relativo no Produto Interno Bruto (PIB) suscitando diferentes interpretações teóricas acerca da natureza do processo de mudança estrutural na economia, porém deixando de avaliar os impactos desse fenômeno nos diferentes espaços subnacionais. Observado esse fenômeno pela ótica de uma dinâmica de especialização regressiva sobre a estrutura da economia, no período de 1996 a 2016, recorrendo a uma abordagem histórico-estrutural e, com auxílio da categoria teórico-conceitual padrão de reprodução do capital, assume-se que esse processo impactaria na economia periférica do Pará, na região amazônica, na forma de um novo padrão primário exportador, denominado agromineiro. A leitura teórica, embasada em argumentos empíricos, aponta elementos que indicam uma trajetória econômica de alterações estruturais regressivas e características distintivas que parece sustentar a hipótese apresentada.