Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARILIA MATOS MONTEIRO GONCALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARILIA MATOS MONTEIRO GONCALVES
DATA: 26/06/2012
HORA: 17:00
LOCAL: CAMPUS UFPA-BELÉM
TÍTULO:

ECONOMIA SOLIDÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS NA COLETA SELETIVA EM BELÉM: ANÁLISE SOBRE A EXPERIÊNCIA DA CONCAVES E DA COOTPA


PALAVRAS-CHAVES:

PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO; TRABALHO ASSOCIADO; COLETA SELETIVA; POLÍTICAS PÚBLICAS


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO:

O PROJETO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO VISA DESENVOLVER UMA ANÁLISE TEÓRICO-CONCEITUAL SOBRE ECONOMIA SOLIDÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS RELACIONADAS COM A COLETA SELETIVA E, EM SEGUIDA, REALIZAR UMA PESQUISA EMPÍRICA COMPARATIVA, COM DUAS EXPERIÊNCIAS CONCRETAS, EM COOPERATIVAS DE COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS OPERANDO NA CIDADE DE BELÉM, ESTADO DO PARÁ; AS EXPERIÊNCIAS DA COOPERATIVA DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DA TERRA FIRME (CONCAVES) E A COOPERATIVA DOS PROFISSIONAIS DO AURÁ (COOTPA).

 A PESQUISA DE CAMPO CENTRARÁ A IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DE DOIS PROCESSOS: A) TRAJETÓRIA DA QUALIDADE DE VIDA DOS TRABALHADORES COOPERADOS, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A PRECARIZAÇÃO OU NÃO DO TRABALHO; E B) CONQUISTA DA AUTONOMIA ADMINISTRATIVA E OPERACIONAL DAS COOPERATIVAS EM RELAÇÃO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS EM TODOS OS NÍVEIS OU, AO CONTRÁRIO, A REPRODUÇÃO DAS RELAÇÕES DE SUBORDINAÇÃO E ASSISTENCIALISMO.

COMO REFERENCIAL TEÓRICO, ESTA PESQUISA TEM COMO PONTO DE PARTIDA APRESENTAR O PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO DO CAPITAL NAS ÚLTIMAS DÉCADAS E AS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO COM ÊNFASE NA INTENSIFICAÇÃO DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO, O QUE ESTÁ RELACIONADO FORTEMENTE PARA A EMERGÊNCIA DO TRABALHO ASSOCIADO VINCULADO À ECONOMIA SOLIDÁRIA, E, MAIS RECENTEMENTE, COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DIRECIONADAS À COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E, INDUTORAS À CRIAÇÃO DE COOPERATIVAS PELO PODER PÚBLICO MUNICIPAL.

ESTE REFERENCIAL TEÓRICO SERÁ A BASE PARA A ELABORAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS E A ANÁLISE COMPARATIVA DAS DUAS EXPERIÊNCIAS DE COOPERATIVAS DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS.

COMO PROBLEMATIZAÇÃO DA PESQUISA, BUSCAR-SE-Á RESPONDER: SE COOPERATIVAS POPULARES DA COLETA SELETIVA, CRIADAS PELOS PRÓPRIOS TRABALHADORES, SEM PARTICIPAÇÃO EM PROCESSO INDUTOR PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL, DURANTE SUA FORMAÇÃO INICIAL, GARANTE AUTONOMIA ADMINISTRATIVA E OPERACIONAL, PERMANECE E AMPLIA ESTA AUTONOMIA, NO DECORRER DOS ANOS, REAFIRMANDO OS PRINCÍPIOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA, COMPARATIVAMENTE ÀS COOPERATIVAS INDUZIDAS? ESTAS ÚLTIMAS, ORIGINADAS DE PROCESSO INDUTOR DE PREFEITURAS MUNICIPAIS, APRESENTAM DIFICULDADES CRESCENTES PARA A CONQUISTA DE SUA AUTONOMIA. A BUSCA POR MELHOR QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL, EM AMBAS AS MODALIDADES DE COOPERATIVAS SE OBSERVA, MESMO QUE, A BAIXA RETIRADA DE SOBRAS LÍQUIDAS É INDUTORA DA PRECARIZAÇÃO, ATRAVÉS DO PROLONGAMENTO DA JORNADA DIÁRIA DE TRABALHO, CARGA DE TRABALHO EXCESSIVA, O NÃO USO DE EQUIPAMENTOS PROTETORES, POSTOS DE TRABALHO INSALUBRES E PERICULOSIDADE NOS PROCESSOS DE TRABALHO, ENTRE OUTROS FATORES.  

ESTRUTURALMENTE, O CONTEÚDO A SER ESTUDADO SE APRESENTARÁ EM CINCO CAPÍTULOS DEFINIDOS, INICIALMENTE, COMO: CAPÍTULO 1 - REESTRUTURAÇÃO DO CAPITAL E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO; CAPÍTULO 2 - EMERGÊNCIA DO TRABALHO ASSOCIADO E ECONOMIA SOLIDÁRIA; CAPÍTULO 3 - POLÍTICAS PÚBLICAS PARA COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS; CAPÍTULO 4 – HISTÓRICO DA CONCAVES E COOTPA; E, CAPÍTULO 5 – ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DA CONCAVES E DA COOTPA.

ESTA ESTRUTURA VISA À CONCATENAÇÃO DAS PRINCIPAIS REFERÊNCIAS TEÓRICAS RELACIONADAS COM A ECONOMIA SOLIDÁRIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS, SUPORTE BÁSICO PARA INTERPRETAÇÃO DA DINÂMICA DAS COOPERATIVAS DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS, TEMA CENTRAL DESTA DISSERTAÇÃO.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1161238 - FARID EID
Interno - 1209985 - MARCELO BENTES DINIZ
Externo ao Programa - 2153069 - MARIA JOSE DE SOUZA BARBOSA
Notícia cadastrada em: 19/06/2012 12:18
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1