POBREZA E DINÂMICA TERRITORIAL NA AMAZÔNIA ORIENTAL BRASILEIRA: desafios teóricos e metodológicos para o estudo dos aspectos multidimensionais da pobreza em uma região de fronteira, o Estado do Pará.
Dinâmica Territorial; Amazônia Oriental Brasileira; Pobreza Multidimensional no Estado do Pará; Abordagem das Capacitações; Índice de Pobreza Multidimensional.
Este estudo de tese busca compreender o processo histórico de formação da dinâmica econômica e social da Amazônia Oriental Brasileira, com ênfase na formação da sua diversidade territorial. O objetivo será analisar a configuração da pobreza multidimensional em relação com a observação dos processos de mudanças na dinâmica territorial em curso na região nos últimos anos. Ênfase será dada na avaliação empírica sobre a forma como a dinâmica de exploração da fronteira de recursos naturais na Amazônia tem afetado a distribuição e a desigualdade tanto de renda como de outras dimensões da pobreza no Estado do Pará. Com isso, buscar-se-á fazer uma análise comparativa entre sub-regiões do Estado que tendem a sofrer diferentes impactos em relação à dinâmica da fronteira e do processo de urbanização, e seus desdobramentos para o estudo de suas realidades territoriais específicas. Pretende-se ainda avaliar os impactos da dinâmica territorial recente sobre a configuração do Índice de Pobreza Multidimensional (IPM) avaliado a partir de diferentes metodologias que utilizam uma combinação de dados secundários para a análise das diferentes Regiões de Integração no Estado do Pará e, de maneira específica, a observação e aplicação de questionário de campo na região da “Ilha das Onças” próximas à Região Metropolitana de Belém. O objetivo é avaliar de maneira mais clara, e metodologicamente mais precisa, os diversos aspectos (dimensões) da pobreza e sua relação com o ambiente territorial em processo de transformação acelerado no Estado do Pará.