ESTUDO DAS HABILIDADES E DOS OBJETOS DE CONHECIMENTO DE QUÍMICA UTILIZADOS NA PRIMEIRA APLICAÇÃO DO ENEM
ENEM. Química. Habilidades. Objetos de Conhecimento. Situação-Problema. Análise Textual Discursiva.
Considerando a grande importância educacional do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para o Brasil e visando contribuir para o melhor entendimento da Matriz de Referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (MRCNT), bem como abordar problemáticas observadas em edições recentes do exame, este trabalho foi dividido em três etapas apresentadas em três artigos submetidos à revistas científicas. Na primeira foi realizada a interpretação detalhada das habilidades da MRCNT, descrevendo seus significados e evidenciando as correlações com os eixos cognitivos. Esta correlação foi obtida após análise dos elementos estruturantes da Matriz de Referência (MR) por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) que permitiu inferir a analogia entre eixos cognitivos/objetivos gerais e competências de área/objetivos específicos. Na segunda etapa da pesquisa, foram analisados 360 itens de Ciências da Natureza e suas Tecnologias utilizados na primeira aplicação do ENEM, nas edições 2011 a 2018. Com base na MR, nas provas do caderno azul e nos microdados do ENEM, foi possível categorizar e quantificar os itens por componente curricular e por habilidade. Identificou-se que o componente Química é o mais frequente. Os 127 itens relacionados ao componente Química foram categorizados e quantificados por habilidade, por subtópicos dos objetos de conhecimento e por áreas da Química tradicionalmente utilizadas no ensino médio. A habilidade 24, de uso exclusivo do componente Química, foi a mais frequente. O objeto de conhecimento mais utilizado foi Estrutura e Propriedades de Compostos Orgânicos Oxigenados e a área tradicional mais incidente foi Química Geral e Inorgânica. A análise dos itens do componente Química revelou que 51,49% dos objetos de conhecimento nunca foram utilizados. Na última etapa deste trabalho, foram analisados os itens da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM utilizados na primeira aplicação das edições 2017 e 2018 a fim de categorizá-los quanto aos componentes curriculares Física, Química e Biologia. Os itens de Química foram relacionados às habilidades a partir dos microdados e organizados por objeto de conhecimento. Nas edições 2017 e 2018, 17 e 16 itens foram relacionados ao componente Química, respectivamente. Do total de 33 itens, a ATD revelou que, dez apresentam discrepância entre a habilidade indicada nos microdados e a situação-problema proposta. Destes itens discrepantes, 70% foram indicados com habilidades que requerem algum tipo de avaliação, evidenciando preocupante inadequação na construção e utilização de itens do exame.