ESTUDO DA ATIVIDADE DO ÓLEO ESSENCIAL DE PHYSALIS ANGULATA L. CONTRA MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS
Physalis angulata L., Mycobacterium tuberculosis, óleos essenciais, Dinâmica Molecular, Benzofuranos
O camapu (Physalis angulata L.), planta pertence à família Solanaceae, inibe a multiplicação das micobactérias (gênero Mycobacterium) causadoras da Tuberculose e de doenças oportunistas em pacientes com defesas orgânicas enfraquecidas. É utilizado na medicina popular no combate de várias doenças por apresentar propriedades anti-inflamatória, analgésica, antitérmica, antioxidante e antibacteriana.
Óleos essenciais da raiz, caule, folha e fruto frescos e secos do camapu foram obtidos por hidrodestilação e analisados por cromatografia de fase gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG/EM). No óleo essencial do fruto foram identificados como compostos majoritários o hex-(3Z)-enol (26,55 %), salicilato de metila (24,94 %) e o tetracosano (15,11 %). No óleo essencial da raiz, caule e folha foram identificados como compostos majoritários o tetracosano (22,06 %), eicosano (19,05 %) e butanoato de etila (18,06%).
A enzima Polyketide Synthase 13 (Pks13) possui grande importância na virulência e patologia da Tuberculose e seu mecanismo de ligação com novos inibidores foram estudados por meio de simulações de dinâmica molecular (DM) e cálculos de energia livre (MM-GBSA). Os inibidores Tam5 e Tam6, pertencentes a classe dos benzofuranos, foram submetidos a simulações de 100 ns e de acordo com os resultados de Root Mean Square Deviation (RMSD) obtidos, todas as simulações convergiram a partir de aproximadamente 30 ns. Os valores de energia livre de ligação (ΔGbind) obtidos para os sistemas foram de -46.26 ± 0.07 e -36.52 ± 0.05, respectivamente. A análise de decomposição de energia sugere que os resíduos que mais interagem com os inibidores são: Ser1636, Tyr1637, Asn1640, Ala1667, Phe1670 e Tyr1674, destaca-se a maior contribuição energética para o Phe1670.
A presença de salicilato de metila como composto majoritário despertou o interesse para a investigação do potencial antituberculose do camapu, pois o salicilato mostra-se como composto análogo aos benzofuranos por também apresentar hidroxilas fenólicas como as do núcleo benzofurano presente nos compostos que possuem atividade contra Mycobacterium tuberculosis.