Síntese do Tungstato de Bismuto (Bi2WO6) para Catálise Fotodegrativa de Corantes sob luz Visível
Bi2WO6, corantes, fotocatálise, Bi2WO6-HDL
Nesse trabalho foi realizado a síntese hidrotermal, ambientalmente amigável e sem surfactantes do fotocatalisador tungstato de bismuto (Bi2WO6), utilizando-se glicerol como direcionador estrutural nas quantidades de 1 mL, 5 mL e 10 mL (Bi2WO6-glic1, Bi2WO6-glic5 e Bi2WO6-glic10 respectivamente). Também foi sintetizado o composto HDL-Bi2WO6. Ambos foram aplicados na fotocatálise heterogênea, sob luz visível, na degradação do corante rodamina B, de um corante ácido verde comercial usado na indústria têxtil e outro corante azul, utilizado na industria de tintas..
O Bi2WO6 foi caracterizado por difração de raios – X, método do pó, Raman, MEV, adsorção-dessorção de N2 e espectroscopia por reflectância difusa. O Bi2WO6 foi caracterizado como um composto cristalino de fase ortorrômbica, mostrandos somente bandas de absorção referentes aos modos de vibração característicos do Bi2WO6, com baixa área superficial, 8,9 m2 g-1, morfologia em esferas dispersas e band gap de 2,86 eV.
A fotodegradação de ambos os corantes foi realizada sob luz visível natural, com luz visível simulada, utilizando uma lâmpada de vapor metálico de 400 W. O acompanhamento dos testes fotocatalíticos foi feito medindo-se a redução da concentração das soluções por espectroscopia no UV-VIS através da diminuição da intensidade das bandas de absorção características dos corantes. Os experimentos mostraram que sob luz natural a degradação foi mais eficiente em ambos os corantes quando comparada com os experimentos sob luz solar simulada.
Os Bi2WO6 sintetizados com uso do glicerol, com volumes de 1mL, 5 mL e 10 mL denominados de Bi2WO6-gic1, Bi2WO6-gic5 e Bi2WO6-gic10, respectivamente, caracterizados por DRX, Raman, MEV, adsorção-dessorção de N2, MET, e reflectância difusa. O difratograma apresesntaram os mesmo picos referentes à fase ortorrômbica do Bi2WO6 sintetizado sem a presença de glicerol. Os espectros no IV mostraram somente modos vibracionais para o Bi2WO6 sem resquícios de glicerol. As áreas superficiais foram de 7,4 m2/g , 10,5 m2/g e 85,7 m2/g e os valores de band gap foram de 2,84 eV, 2,77 eV e 2,68 Ev, respectivamente. o Bi2WO6-gic10 foi o de melhor eficiência, degradando 100% da rodamina B em 50 minutos.
O composto HDL-Bi2WO6 com teor de apenas 20% de Bi2WO6 foi obtido através da mistura direta de soluções dos dois compostos, seguido de autoclavagem. O material obtido foi caracterizado por DRX, MEV, MET, UV-VIS com reflectância difusa, Raman, FT-IR e adsorção-dessorção de N2. Este material apresentou área superficial maior do que seus compostos de partida (HDL e Bi2WO6) e degradou 100% de rodamina B em 75 minutos.