AVALIAÇÃO ESPAÇO TEMPORAL DOS PARAMETROS DE QUALIDADE DA AGUA DO LAGO ÁGUA PRETA NO PARQUE ESTADUAL DO UTINGA (PEUT) BELÉM PARÁ
ESPAÇO TEMPORAL, METAIS, LAGO ÁGUA PRETA
O lago água preta é um dos reservatórios de águas superficiais utilizado para o abastecimento do município de Belém e região metropolitana. O presente trabalho objetivou estudar os metais e seu fator de contaminação indicando os possíveis pontos do lago com maiores contaminações. Foram construídas curvas de probabilidade de inconformidade tendo como amparo legal os limites estabelecidos pela Resolução CONAMA 275/2005, para comparar os valores obtidos em campo com os definidos para água doce de classe II. Determinou-se os fatores de contaminação e o índice de contaminação por metais e indicados através de mapas de isolinhas.
O ferro sinalizou nas campanhas de março e junho, (100%) das concentrações superiores ao limite de 0,3 mg.L-1 estabelecido pela Resolução CONAMA 357/2005. Os demais metais analisados indicaram concentrações inferiores aos limiares preconizados. O ferro Apresentou no mês de março e junho fator (FC=6,47) e (FC=2,86), respectivamente, sendo o principal parâmetro responsável pela contaminação nessas duas campanhas. No mês de novembro o chumbo indicou fator de contaminação (FC=2,45).