Aprendizagem significativa no ensino de química através do uso de mapas conceituais e de produções textuais em uma UEPS sobre equilíbrio químico.
Ensino de Química; Equilíbrio Químico; Aprendizagem significativa; Unidade de Ensino Potencialmente Significativa; Mapas conceituais;
O presente trabalho teve como objetivo central analisar o processo de ensino-aprendizagem de discentes, através da elaboração de mapas conceituais e de produções textuais, a partir da construção e aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre o conteúdo de Equilíbrio Químico. A unidade de ensino foi construída com base na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e foi aplicada em uma turma do segundo semestre do curso de graduação em Licenciatura em Química da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus de Belém do Pará, durante a disciplina de Química Geral Teórica II. Com a finalidade de mostrar as potencialidades da UEPS como método de ensino, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa e quantitativa. O corpus da pesquisa se constitui de textos e de mapas conceituais produzidos pelos alunos, como ferramentas alternativas de ensino-aprendizagem e de avaliação do desenvolvimento cognitivo dos estudantes, num processo orientado pelo professor. A comparação entre mapas e textos, produzidos ao longo da UEPS, mostrou a evolução da capacidade do aluno na definição de conceitos e no estabelecimento de novas conexões com novas informações. A partir do desenvolvimento dessa pesquisa foi possível mostrar que o uso da UEPS no ensino de Química pode contribuir com melhorias no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, proporcionando uma aprendizagem, de fato, significativa. Os resultados apontaram que o uso de mapas conceituais e de produções textuais incutidos em uma UEPS, se constituem em valiosas ferramentas de ensino-aprendizagem que contribuem não somente para a construção do conhecimento químico, mas também para a formação crítico e reflexiva de futuros professores de Química.