Notícias

Banca de DEFESA: EVERALDO ALMEIDA DO CARMO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVERALDO ALMEIDA DO CARMO
DATA: 20/08/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala da Química orgãnica
TÍTULO:

Formação de Professores de Química: Revoluções na formação inicial e na experiência docente.


PALAVRAS-CHAVES:

formação inicial , paradigma, concepção de ciência.


PÁGINAS: 56
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Orgânica
ESPECIALIDADE: Química dos Produtos Naturais
RESUMO:

Nas últimas décadas diversas pesquisas da área de ensino de Química enfatizam a importância das atividades práticas experimentais para a construção e compreensão de conceitos, esta é também uma reclamação muito comum por parte dos professores de ciências, principalmente nas escolas que não contam com um lugar dito adequado para a realização de tais atividades. Estas pesquisas também apontam que o uso de atividades práticas nas escolas pelos professores também tem um caráter de promover um maior dinamismo a aula de química, além de estabelecer uma aproximação entre a teoria e a prática, entre os conceitos de Química vistos em sala de aula e os fenômenos observados pelos alunos em seu cotidiano. As atividades práticas, como estratégias pedagógicas, conseguem fazer com que a aula tenha um caráter um pouco mais autônomo, mais participativo e, por que não, mais democrático. A sala de aula pode apresentar um aspecto de descoberta, na perspectiva de proporcionar maior motivação e interesse, por parte do aluno, a fim que se tenha uma aprendizagem efetiva ou, de certa forma, desmotivador e pouco interessante quando conduzido sem um mínimo de planejamento, não envolvendo a experiência individual do aluno. Este trabalho busca investigar o professor de química em formação inicial e o quanto sua interação com os conteúdos desenvolvidos nas aulas de prática pedagógica contribui para uma mudança em sua concepção de ciência direcionada para a educação básica, usando para isso as concepções/definições de Thomas Kuhn para “ciência normal” e “ciência revolucionária” principalmente no desenvolvimento do conteúdo de Química Orgânica aliados à práticas experimentais a ser ministrado nas séries do ensino médio relacionado à fatos do cotidiano do aluno.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2346209 - ANDRELA GARIBALDI LOUREIRO PARENTE
Externo ao Programa - 1684088 - ANDREY MOACIR DO ROSARIO MARINHO
Externo ao Programa - 714.768.062-68 - GEISO RAFAEL FONSECA OLIVEIRA - UFPA
Externo ao Programa - 1718163 - JESUS DE NAZARE CARDOSO BRABO
Externo ao Programa - 1216980 - JORGE RICARDO COUTINHO MACHADO
Interno - 1813553 - LUIS ADRIANO SANTOS DO NASCIMENTO
Presidente - 1683679 - PATRICIA SANTANA BARBOSA MARINHO
Externo à Instituição - SIMONE YASUE SIMOTE SILVA
Notícia cadastrada em: 13/08/2018 13:35
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1