Banca de QUALIFICAÇÃO: JACQUELINE CRISTINA TEIXEIRA DO ROSARIO

DISCENTE: JACQUELINE CRISTINA TEIXEIRA DO ROSARIO
DATA: 02/07/2024
LOCAL: a definir

O Impacto da Integração da Robótica Baseada na Teoria da Carga Cognitiva (TCCO) e na Interação Humano-Computador (IHC) na Mitigação das Dificuldades dos Alunos no Aprendizado de Lógica de Programação

TCCO. IHC. Algoritmo. Robótica.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

A integração da robótica baseada na Teoria da Carga Cognitiva (TCCO) e na Interação Humano-Computador (IHC) apresenta um potencial significativo na mitigação das dificuldades dos alunos no aprendizado de lógica de programação. Este estudo concentra-se na utilização dos kits de robótica LEGO EV3 e programação em bloco para alcançar esse objetivo. A Teoria da Carga Cognitiva destaca a importância de gerenciar a carga mental dos alunos durante o processo de aprendizado. A abordagem de programação em bloco, com sua natureza visual e interativa, reduz a carga cognitiva exigida para entender conceitos abstratos de lógica de programação. Isso é particularmente benéfico para alunos iniciantes e aqueles com dificuldades de aprendizagem. Além disso, a Interação Humano-Computador desempenha um papel crucial na eficácia do ensino de programação. A interação física com os kits de robótica LEGO EV3 permite uma compreensão prática e tangível dos conceitos abstratos de programação. Os alunos podem programar os robôs para realizar tarefas específicas, observar os resultados e ajustar o código conforme necessário, proporcionando um ciclo de feedback imediato e facilitando a aprendizagem. A combinação da TCCO e IHC com os kits de robótica LEGO EV3 e programação em bloco oferece um ambiente de aprendizado estimulante e envolvente. Os alunos são incentivados a experimentar, cometer erros e iterar, desenvolvendo habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico enquanto ganham confiança em suas habilidades de programação. Em suma, a integração da robótica, especialmente com o uso de kits como o LEGO EV3, aliada à programação em bloco, proporciona uma abordagem eficaz para superar as dificuldades dos alunos no aprendizado de lógica de programação. Essa metodologia não apenas torna o processo de aprendizado mais acessível e tangível, mas também prepara os alunos para enfrentar desafios futuros na área da tecnologia de maneira mais confiante e competente.

Presidente - 2151241 - MARCELLE PEREIRA MOTA
Interno - 3085240 - VINICIUS AUGUSTO CARVALHO DE ABREU
Externo ao Programa - 2324982 - REGIANE SILVA KAWASAKI FRANCES
Notícia cadastrada em: 02/07/2024 14:17