Alocação dinâmica de microsserviços para vídeos de realidade virtual com suporte à qualidade de experiência do usuário em uma arquitetura de computação em névoa.
Qualidade de Experiência ; Microsserviços; Computação em Névoa; Realidade Virtual.
O conteúdo de Realidade Virtual (RV) vem se expandindo nos últimos anos, exigindo soluções para sua distribuição eficiente pela Internet. Os microsserviços apresentam um modelo ideal para implantar serviços em diferentes níveis de uma arquitetura de computação em névoa para gerenciamento de tráfego e fornecimento de qualidade de experiência (QoE) para conteúdo de RV. No entanto, é necessário encontrar o nó de névoa mais eficiente para alocar os microsserviços, pois a escolha impacta diretamente no QoE dos serviços de VR. Portanto, esta tese propõe um mecanismo para alocar microsserviços em uma arquitetura de computação em névoa para melhorar a QoE com base em parâmetros de rede como atraso, tempo de migração e taxa de utilização de recursos. Na avaliação da proposta, os resultados foram obtidos em diferentes cenários usando um ambiente de simulação para demonstrar e comparar a eficiência dos mecanismos existentes em termos de custo, tempo de migração, índice de justiça e QoE dos usuários.