Um Método para Apoio ao Ensino de Medição de Software Baseado em Gamificação e Jogos Sérios
Medição de Software, Gamificação, Jogos Sérios, Método de Ensino.
Programas de melhoria de processos de software têm um dos fundamentos no processo de medição de software. Mesmo com tamanha importância, a literatura ressalta que muitos alunos estão deixando a academia sem a capacidade de conduzir tal processo. E isso pode ser entendido pela maneira como esse processo é encarado, a saber, demorado e difícil de entender. Ademais, é notório a ausência de fatores que motivem o domínio do processo de mensuração de software durante a vida acadêmica dos alunos. Neste contexto, a aplicação de jogos sérios e gamificação, tem se mostrado como alternativas interessantes no contorno desta problemática. Porque tais abordagens são bem aceitas pelos distintos perfis de estudantes e podem ter um efeito motivador e engajador para estes. Um dos objetivos deste trabalho é identificar diferentes abordagens no ensino de medição de software e melhoria de processos de software por propostas de gamificação e jogos sérios através de uma revisão sistemática da literatura. Buscando caracterizar o estado da arte sobre o uso de métodos relacionados à gamificação e jogos sérios nos referidos assuntos. Ademais, a revisão sistemática foi realizada para identificar estudos primários que abordam o uso, proposta ou avaliação de gamificação ou jogos sérios, seus elementos e mecânica de jogo aplicados em engenharia de software. Para assim, apresentar um método para apoio ao ensino de medição de software baseado em gamificação e jogos sérios. Sendo que este método tem por finalidade incentivar a interação em sala de aula e com isso fomentar o interesse pelo referido processo. Este método de apoio foi validado por meio de dois estudos de casos aplicados com o total de 22 estudantes, onde os alunos aplicavam diferentes critérios para avaliar os módulos da abordagem. Como resultados, foi possível identificamos 137 estudos primários, publicados entre 2000 e 2019. E foi obtido um nível de mais de 80% de avaliações com os critérios bom e excelente em um dos estudos de casos. Sendo que o método de apoio ao ensino de medição proposto ajudou através da criação de um ambiente competitivo e colaborativo com o cerne nas interações em sala de aula.