Uma Abordagem para o Ensino de Testes de Software utilizando Metodologias Ativas em Cursos Superiores de Computação
Metodologias Ativas, Educação em Engenharia de Software, Plano de Ensino, Testes de Software
O teste de software é considerado uma atividade chave no ciclo de desenvolvimento de software, pois ajuda os profissionais de computação a projetar software de boa qualidade. Assim, esta é uma atividade essencial para a indústria de software, embora com todas as suas nuances ainda não seja dada alta prioridade ao aprendizado em nível acadêmico. Tendo em vista que é um conteúdo que precisa de uma boa quantidade de elementos de conhecimentos prévios e grande parte do seu conhecimento necessita de intervenções práticas, viu-se a importância de se utilizar as metodologias ativas, que vem tendo uma boa aceitação em disciplinas mais práticas de computação. Assim, o principal objetivo deste trabalho é apresentar uma abordagem de ensino utilizada com um currículo, e um plano de ensino de uma disciplina de testes de software, elaborado com base em metodologias ativas. Como resultados, tem-se um plano de ensino que é construído a partir de metodologias ativas, o qual é composto por 32 aulas teóricas e práticas, distribuídas em 4 módulos, o qual é baseado em referenciais de um currículo especializado em testes de software, construído a partir de um mapeamento em diferentes ativos relacionados a testes de software, sendo os principais deles o Guia de Referencias Curriculares da SBC, o guia curricular da ACM/IEEE e o Guia dos conhecimentos de Engenharia de Software SWEBOK. Além disso, dois quase-experimentos foram executados por completo, o primeiro avaliou a efetividade da abordagem de ensino de testes em comparação com uma abordagem tradicional e o segundo além de avaliar a efetividade da abordagem de ensino perante uma abordagem tradicional também fez uma análise da eficiência da aprendizagem na turma, ambos os quase-experimentos foram analisados com uma análise estatística utilizando a distribuição t de Student bicaudal, que apresentou um certo ganho de aprendizagem para a abordagem apresentada.