UMA HARMONIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO ITIL COM PRÁTICAS DO CMMI-SVC COM FOCO NA IMPLEMENTAÇÃO DOS PROCESSOS DO LIVRO SERVICE DESIGN
ITIL, CMMI-SVC, Mapeamento de Modelos, Multimodelos, Modelos de Qualidade, Qualidade de Serviço.
O mercado de Tecnologia da Informação é atualmente um dos pouco que se mantiveram em expansão de 2015 à 2016 no Brasil, essa fato decorre da constante atualização de seus produtos e serviços, assim como à percepção de seus clientes quanto aos benefícios estratégicos trazidos pelas ferramentas digitais que as empresas de TI podem desenvolver, comercializar e implementar. Segundo analista da Gatner Group, muitas empresas ainda buscam cortar custos, mas, em muitos casos, o que obtivem com a economia nesse processo foram redirecionadas para investimento em TI, para suportar as mudança da área de negócio em base digital com melhor performance e agregado valor a seus produtos e serviços. Provedores de serviço de TI, atendo a esse cenário, buscam obter certificações disponíveis no mercado que melhorem a credibilidade e confiança por empresas interessada em aquisição de produtos e serviços de qualidade. Entretanto, nem sempre uma certificação consegue atender por completo as necessidades desses provedores, isso as leva a adotar mais certificações. Quando isso acontece, surgem diversos problemas devido as diferentes estruturas e componentes dos modelos de certificações adotados, o que demanda mais tempo além de gerar custos extras com a implantação de dois ou mais modelos de certificação. Os desafios de implementar vários modelos em uma organização podem ser contornados com uso de implementações multimodelos, de forma que as divergências entre os modelos sejam harmonizadas por meio de um mapeamento entre os modelos selecionados. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma proposta de harmonização entre as atividades dos processos do framework ITIL com práticas específicas do modelo de melhoria de processo de serviço utilizado na indústria, o CMMI-SVC. O foco desta harmonização reside nos processos do Livro da ITIL Service Design, que visa projetar, desenvolver e identificar o que é necessário para fornecer o serviço de TI com qualidade e que dê suporte à estratégia de negócio da organização. Os resultados da harmonização foram verificados passo a passo, incluindo uma revisão por pares da harmonização e foram assistidos por um especialista na estrutura ITIL e no modelo CMMI-SVC. Desta forma, o objetivo deste trabalho é correlacionar as estruturas desses padrões e assim obter benefícios com a redução de tempo e custos para implementação conjunta e estimular a execução de implementações de vários modelos para o gerenciamento de serviço de TI.