Restrições Sociotécnicas e Possibilidade de Colaboração Virtual - Um Estudo de Quatro Hackathons Online
Hackathon online. Eventos colaborativos com limite de tempo
Hackathons e eventos semelhantes com limite de tempo tornaram-se uma forma popular de colaboração em vários domínios. Eles são comumente organizados como eventos presenciais durante os quais as equipes se envolvem em intensa colaboração durante um curto período para concluir um projeto de seu interesse. A maioria das pesquisas, até o momento, consiste em estudar como as equipes colaboram em um ambiente co-located, apontando para as vantagens da radical co-location. A pandemia global de 2020, no entanto, levou ao surgimento de muitos hackathons online, o que desafia nossa compreensão atual de como eles funcionam. Neste trabalho, abordamos essa lacuna apresentando resultados de um estudo de caso múltiplo de 10 equipes de hackathon que participaram de 4 eventos de hackathon em dois continentes. Ao analisar os dados coletados, descobrimos que as equipes mesclaram meios de comunicação síncronos e assíncronos para manter um entendimento comum do andamento do trabalho, bem como manter o conhecimento das tarefas uns dos outros. A divisão de tarefas era auto atribuída com base nas habilidades ou interesses individuais, enquanto os líderes emergiam de diferentes estratégias (por exemplo, experiência do participante, responsabilidade de inscrever a equipe em um evento). Algumas das possibilidades dos hackathons presenciais, como a radical colocation dos membros da equipe, poderiam ser parcialmente reproduzidas em equipes que mantinham canais de comunicação síncronos abertos enquanto trabalhavam (ou seja, territórios compartilhados de áudio), em uma espécie de “radical virtual co-location ". No entanto, outros, como interações com outras equipes, fácil acesso a mentores e Networking com outros participantes, diminuíram. Além disso, os constrangimentos técnicos das diferentes ferramentas e plataformas de comunicação trouxeram problemas técnicos e foram avassaladores para os participantes. Diante disso, o trabalho contribui para entender a colaboração virtual de pequenas equipes no contexto de hackathons online e como as tecnologias e estrutura dos eventos propostas pelos organizadores implicam nessa colaboração.