Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSIANE BEZERRA RIBEIRO

DISCENTE: JOSIANE BEZERRA RIBEIRO
DATA: 30/08/2024
LOCAL: a definir

Desenvolvimento e Validação do Jogo Sério como Ferramenta na Avaliação da Inteligência Emocional dos Docentes da Educação Básica

Educação Básica, Inteligência Emocional, Jogos Sérios.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação

A análise de sentimentos e emoções consiste na identificação e classificação das opiniões de usuários expressas em textos ou em outras maneiras de comunicação para determinar a sua percepção sobre um determinado assunto, sendo aplicado em diversas áreas, como: o comércio, a saúde, o turismo e a educação. Na área da educação tem se tornado um tema popular na pesquisa educacional seja para investigar a satisfação dos alunos ou o desempenho dos instrutores. Por outro lado, a Inteligência Emocional é vista como a base para o gerenciamento de emoções, portanto, tendo em vista a importância da Inteligência Emocional no contexto educacional brasileiro, conforme a Base Nacional Comum Curricular - BNCC e a falta de trabalhos que contemplem ao mesmo tempo a análise de sentimentos e emoções bem como a figura do docente como participante dos estudos, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um jogo sério que avalie a Inteligência Emocional dos docentes da educação básica, verificando sua capacidade de autopercepção, de autorregulação e de habilidades sociais (emoções e sentimentos) diante de situações conflitantes/desafiadoras no seu cotidiano profissional, assim como, sua capacidade de reconhecimento de emoções nos outros através de seus olhares. Como complemento, após a aplicação do jogo, será realizada uma análise sobre a existência ou não de uma relação entre a Inteligência Emocional e a motivação docente. A decisão pela utilização de um jogo sério para realizar a referida avaliação se deu pelo fato, primeiramente, de que esse tipo de avaliação normalmente é feita com instrumentos como questionários e/ou formulários, onde, o uso de jogos transforma o processo em algo mais envolvente e lúdico para os seus participantes. Além disso, a utilização de um jogo sério não é apenas para o divertimento, embora utilize elementos de design de jogos como desafios, regras e recompensas, este possui outras finalidades, como, informar, treinar ou educar. Mesmo porque a utilização de jogos educacionais no ambiente escolar não é algo novo, no entanto, o público alvo geralmente são os alunos. Diante do exposto, espera-se que o jogo proposto neste trabalho seja utilizado como uma ferramenta de avaliação da Inteligência Emocional para os professores da educação básica e que também possa contribuir para a automotivação desses profissionais.

Presidente - 1738946 - FABIOLA PANTOJA OLIVEIRA ARAUJO
Interno - 1643578 - SANDRO RONALDO BEZERRA OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2736296 - BRUNO RODRIGUES DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2184858 - DIONNE CAVALCANTE MONTEIRO