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Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA DE PAULA SERRÃO GARCIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA DE PAULA SERRÃO GARCIA
DATA: 11/07/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/phr-gtvz-inj
TÍTULO:

Implementação da Área de Capacidade de Ensuring Quality do CMMI 2.0


PALAVRAS-CHAVES:

CMMI, Qualidade de Software, Catálogo, Implementação


PÁGINAS: 47
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

A qualidade de um sistema está intrinsecamente relacionada às suas funcionalidades e à medida em que atendem aos requisitos coletados, bem como à reação do usuário diante do que foi entregue. A qualidade de software consiste na garantia de que um produto esteja em conformidade com os requisitos estabelecidos e as necessidades dos Stakeholder identificadas pelos analistas (PAULA FILHO, 2019).

Durante o processo de desenvolvimento de um produto, a falta de padrões e controle pode comprometer a entrega de um produto de alta qualidade, prejudicando sua capacidade de agregar valor ao público-alvo. Quando falamos de qualidade, também nos referimos à facilidade de mantê-la ao longo do tempo. Os sistemas legados representam um desafio para aqueles que são responsáveis por sua manutenção, uma vez que seu fluxo e funcionalidades precisam estar documentados de forma clara para garantir que a manutenção ocorra sem prejudicar suas operações. No mercado altamente competitivo, não é viável perder tempo tentando compreender como um sistema funciona sem um manual adequado. Manter um software vai além da simples entrega; muitos sistemas deixam de ser utilizados devido à falta de praticidade ou à dificuldade em oferecer suporte. No conceito de qualidade devemos considerar: a funcionalidade, a confiabilidade, a usabilidade, a eficiência, a manutenibilidade e a portabilidade, além dos aspectos de funcionamento no dia a dia do uso do sistema (DEBASTIANI, 2015).

Os softwares podem ser descontinuados por diversos motivos, como os citados acima, também existe a percepção de que criar um novo sistema é mais fácil do que oferecer suporte a um sistema desconhecido. Produtos de baixa qualidade afetam diretamente a decisão do cliente contratante, uma vez que a busca por soluções simples e eficazes é uma exigência do mercado. A escassez de tecnologias que resolvam problemas que impactam diretamente o desempenho e os lucros das empresas, com soluções práticas e de baixo custo, é um anseio de qualquer cliente contratante. Desenvolver um sistema de alta qualidade sem incorrer em perdas financeiras significativas representa um grande desafio. Por fim, processos são importantes não apenas para as empresas, mas também para todos os envolvidos (VALENTE, 2020).

Existem vários modelos que buscam oferecer soluções práticas para o planejamento, o desenvolvimento, a entrega e a manutenção de sistemas com qualidade, incluindo padrões que simplificam o controle do projeto.

Um desses modelos é o Capability Maturity Model Integration (CMMI) em sua nova versão 2.0, que estabelece critérios abrangentes para assegurar a qualidade. Dentro deste guia de gerenciamento, encontra-se a Área de Capacidade - Garantindo a Qualidade (Ensuring Quality), que abrange as áreas de prática de Desenvolvimento e Gerenciamento de Requisitos, a Garantia de Qualidade de Processo, a Verificação e Validação, bem como a Revisão por Pares.

O objetivo desta pesquisa é fornecer informações de como é realizada a implementação dos processos de garantia de qualidade no decorrer dos projetos de construção de software, tendo como foco o modelo de qualidade CMMI versão 2.0. Pretendemos responder qual a relação dos ativos esperados no guia da garantia da qualidade de software com possíveis ativos gerados no processo de aplicação da garantia de qualidade. Buscamos responder as também as questões:

· Quais as etapas para a implementação dos processos de capacidade de Ensuring Quality?

· Como os processos de capacidade Ensuring Quality são aplicados?

No primeiro momento para o desenvolvimento desta pesquisa, conduzimos uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que teve por objetivo identificar quais são os estudos que apresentam a implementação dos processos contidos na garantia da qualidade no contexto CMMI, onde serão coletadas na sequência as informações de métodos, técnicas e práticas utilizadas. Esta RSL fornecer-nos-á informações de onde esses estudos estão sendo conduzidos e como os processos de qualidade estão sendo aplicados. O objetivo desta extração de dados é identificar no escopo técnico particularidades motivacionais, os desafios, os fatores de sucesso e insucesso no decorrer da implantação dos processos de qualidade no desenvolvimento de software.

Com os dados dessa pesquisa, em primeiro momento, foram disponibilizados dados bibliométricos à comunidade acadêmica. O próximo passo é finalizar o levantamento de informações do mapeamento da implementação dos processos e suas aplicações, disponibilizando um documento para nortear possíveis estudos no campo proposto, bem como dados de como os processos são de fato aplicados. Durante a pesquisa poderão ser propostas melhorias nos processos identificados e em suas aplicações.

Consequentemente, os dados levantados, contendo a descrição dos processos (templates, ferramentas e papéis) e suas aplicações a serem expostos nesta pesquisa, facilitará a tomada de decisão dos gestores e profissionais e estudantes que tenham interesse na garantia de qualidade focada no CMMI.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FABRICIO WICKEY DA SILVA GARCIA
Externo à Instituição - JOSE AUGUSTO DE SENA QUARESMA
Presidente - 1643578 - SANDRO RONALDO BEZERRA OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 04/07/2024 17:01
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