Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JAMILLI YNGLID CARMO DA CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAMILLI YNGLID CARMO DA CUNHA
DATA: 11/07/2024
HORA: 17:00
LOCAL: https://meet.google.com/oga-vrvq-oiq
TÍTULO:

Adaptação do Product Backlog Building para atender aos resultados esperados do processo de Engenharia de Requisitos do MPS.BR


PALAVRAS-CHAVES:

MPS.Br, PBB, Adaptação, Qualidade de Software, Métodos Ágeis


PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software (2023), no segmento de TI no Brasil, o mercado de software apresentou em 2022 um crescimento acentuado de 7,9%, superando o setor de serviços, que teve um crescimento de 6,4% no mercado doméstico no mesmo período. Com a alta demanda na produção de software, as empresas de desenvolvimento buscam aprimorar sua produção adotando práticas que agilizem o processo sem gerar impacto na qualidade do produto. Nesse contexto, os métodos ágeis surgem como uma alternativa para minimizar alguns dos problemas das abordagens tradicionais, enfrentados por um mercado que exige entregas cada vez mais rápidas.

Dentre as áreas de conhecimento da engenharia de software, a engenharia de requisitos possui extrema importância no ciclo de vida de projetos de software. Segundo Calazans et al. (2018), cerca de 21% dos principais fatores de falhas em projetos de software estão relacionados com os requisitos, que possuem impacto direto na qualidade do produto final. Já em outro estudo realizado por Schwaber (2013), o qual analisou dados de mais de 100 projetos de desenvolvimento de software, o autor notou que 35% dos requisitos mudam, 65% das funcionalidades descritas pelos requisitos nunca ou raramente são utilizadas e cerca de 50% do tempo desprendido da equipe é gasto com requisitos, arquitetura e especificação do produto.

As empresas, por meio dos métodos ágeis, além da velocidade, buscam o foco no cliente final e na entrega de valor. Quando falamos de qualidade de software, o MPS-BR ou Melhoria de Processos do Software Brasileiro, é um modelo de qualidade de processo criado em 2003 pela Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro) para melhorar a capacidade de desenvolvimento de software nas empresas brasileiras (SOFTEX, 2003). O Guia Geral de Software de 2023 tem como objetivo orientar as empresas sobre como construir um software com qualidade, desde a etapa de levantamento de requisitos até a validação do produto por parte do cliente.

Tendo em vista que o MPS.BR é um modelo de qualidade reconhecido pelo mercado e que muitas empresas produtoras de software brasileiras já possuem ou almejam obter essa certificação, é válido que uma relação precisa ser estabelecida entre o modelo de qualidade e as metodologias ágeis existentes. A engenharia de requisitos é um processo que engloba todas as atividades que contribuem para a produção de um documento de requisitos e sua manutenção ao longo do tempo (DEVMEDIA, 2013).

O objetivo geral deste trabalho é proporcionar à comunidade novas práticas a partir da criação de uma adaptação da metodologia Product Backlog Building. Esta adaptação deve apresentar total aderência aos Resultados Esperados do Processo de Engenharia de Requisitos (REQ) do MPS.BR. O PBB é uma ferramenta versátil. O Canvas PBB, em particular, oferece uma visão geral, clara e unificada do Product Backlog do cliente. A adaptação elaborada, ao ser finalizada, vai passar por um processo de revisão por pares para avaliar a aderência da metodologia aos resultados esperados do REQ. Neste contexto, este estudo visa contribuir com a adaptação de uma metodologia ágil que possa atender integralmente aos Resultados Esperados do Processo de Engenharia de Requisitos do MPS.BR, com isso espera-se que as equipes possam produzir com maior agilidade, absorvendo demandas maiores ou atendendo a projetos mais complexos de maneira mais eficaz. Isso reduziria a necessidade de implementar múltiplos métodos ou um processo híbrido, simplificando a gestão de requisitos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1643578 - SANDRO RONALDO BEZERRA OLIVEIRA
Externo à Instituição - FABRICIO WICKEY DA SILVA GARCIA
Externo à Instituição - JOSE AUGUSTO DE SENA QUARESMA
Notícia cadastrada em: 04/07/2024 16:54
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1