Uma Abordagem para o Ensino do Controle Estatístico de Processos em Cursos Superiores de Computação
Controle estatístico de processos; Engenharia de software; Educação na engenharia de software; Melhoria de processos de software; Qualidade de Software.
Um processo considerado sob controle estatístico deve ser estável e repetível. A importância do Controle Estatístico de Processos (CEP) para a indústria de software cresceu nos últimos anos, muito devido ao uso de modelos de qualidade. Para entender a importância do CEP para a indústria de software, um survey foi aplicado para engenheiros de software. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo propor uma abordagem de ensino para o CEP, onde o processo de ensino-aprendizagem é centrado no aluno. A abordagem adotada para esta pesquisa envolve: leitura de artigos e relatos de desempenho de experiências, casos práticos, discussão, uso de jogos e simuladores, projetos práticos e reflexão dos alunos sobre os conhecimentos aprendidos e as atividades realizadas. Uma avaliação foi realizada com estudantes de graduação matriculados em um programa de bacharelado em Ciência da Computação, que foram divididos em um grupo controle e um grupo experimental. Ao final, os dois grupos realizaram um projeto prático para avaliar a eficácia do aprendizado adquirido pelos alunos. Os resultados do estudo sugerem que houve uma diferença na eficácia do aprendizado resultante da abordagem de ensino e do ensino tradicional. Um ganho médio de 30,06% foi observado no grupo experimental, o que é evidência de um aumento significativo na eficácia da aprendizagem.