Uma Abordagem Baseada em Análise de Sentimentos e Visualização de Dados para Suporte à Avaliação da Usabilidade e da Experiência do Usuário
Análise de Sentimentos, Visualização de Dados, Usabilidade, Experiência do Usuário
Em um processo de avaliação de usabilidade ou experiência do usuário, especialistas podem se deparar com um grande e complexo conjunto de dados a serem analisados, e obter uma segunda opinião pode ser inviável em função do tempo para refazer ou analisar os dados das sessões de teste. Técnicas de aprendizado de máquina podem ser aplicadas para facilitar o entendimento ou destacar determinados comportamentos nos dados, mas em muitos casos não são suficientes em função da baixa habilidade de especialistas em lidar com este tipo de técnica e a interpretação de seus resultados. Técnicas de visualização de dados podem contribuir para um melhor entendimento de grande quantidade de dados, uma vez que permite várias visões dos dados e interação com os mesmos para confirmação de hipóteses ou exploração de em busca de padrões interessantes. Uma abordagem cada vez mais utilizada para suporte ao processo de avaliação de usabilidade e experiência do usuário é a análise de sentimentos do participante do teste no momento de sua interação com o produto, possibilitando ao especialista uma informação mais qualitativa naquele momento. A análise de sentimento em sua grande maioria é originada de expressões faciais do usuário, forma de falar, palavras utilizadas, etc. As ferramentas de visualização de dados para análise de sentimento geralmente falham pois visam apresentar a maioria dos dados obtidos em uma única técnica de visualização ou por apresentar técnicas de visualização simples que apresentam restrições para comunicar os dados. Assim, esta tese de doutorado apresenta um modelo que integra um processo de análise de sentimentos que combina vídeo, áudio e texto, e visualização de dados de quantitativos e qualitativos para auxiliar no processo de avaliação de usabilidade e experiência do usuário. Uma proposta de implementação do modelo gerou a ferramenta interativa UXmood que usa e combina dados de vídeo, áudio, texto em uma análise de sentimento multimodal, logs de interação e rastreador de olhos, apresentando-os em um painel configurável de visualizações de dados coordenadas entre si para plataforma Web. Os avaliadores podem revisar todo o processo de interação, avançar seções irrelevantes e retroceder à etapas específicas para repeti-las, se necessário. Duas etapas de avaliações foram realizadas: questionário online, com usuário de perfil aberto com objetivo de detectar melhorias no design da das visualizações de dados e ferramenta, e com especialistas através de tarefas e questionários pós-interação.