UMA FERRAMENTA PARA A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE INDIVÍDUOS NÃO VERBAIS (SAPAJUS SPP.)
AO ARRASTAREM E RELACIONAREM OBJETOS EM AMBIENTES VIRTUAIS POR MEIO DE TELAS TOUCHSCREEEN
Analise do Comportamento, Touchscreen, Sapajus spp.
A tecnologia exerce papel preponderante na inserção de novas ações ao repertório de movimentos humano, visto a velocidade com que novos equipamentos e paradigmas de interação são criados. Com o surgimento das telas touchscreen, telas que são sensíveis ao toque, diversas ações foram aprimoradas e outras inseridas ao repertório de movimentos da mão humana. A inclusão da tecnologia touchscreen em pesquisas científicas sobre cognição e análise do comportamento já ocorre, visto que muitos estudos foram desenvolvidos utilizando estas interfaces de interação, contudo, dentre tais pesquisas, o comportamento de “tocar” ainda é o mais utilizado. Com o intuito de ampliar o espaço amostral destas pesquisas investigando a aquisição do comportamento de “arrastar” estímulos visuais em indivíduos não verbais, especificamente macacos-prego do gênero Sapajus spp., este trabalho propõe o desenvolvimento do Arrasta!, uma ferramenta computacional que possibilita a criação de cenários de testes virtuais, com objetos interativos, que adicionalmente captura dados relativos às interações do usuário para análise posterior. O objetivo principal desta pesquisa consiste em verificar se o comportamento de “arrastar” pode ser inserido ao repertório de movimento destes indivíduos não verbais, assim como, se estes são capazes de relacionar tais estímulos e seguir uma programação de testes especifica. A partir dos dados obtidos com a aplicação do Arrasta! em Sapajus spp. será possível investigar a aquisição de repertórios relacionais generalizados em humanos com atraso no desenvolvimento cognitivo.