Uma Análise Comparativa de Transmissão de Stream de Vídeo em Flying Ad Hoc Networks em uma Perspectiva Sobre Múltiplos Fluxos
Flying AdHoc Networks; Veículos Aéreos Não Tripulados; Posicionamento de Nós Retransmissores; Múltiplos Fluxos de Vídeo.
A experiência do usuário em assistir vídeos em tempo real transmitidos por veículos aéreos não tripulados (VANTs) deve ser satisfatória, mesmo sob a influência de alterações de topologia causadas pela mobilidade desses VANTs em Flying Ad Hoc Networks (FANETs). No entanto, um dos principais desafios para rotear pacotes em FANETs é como amenizar os efeitos da mobilidade dos VANTs para evitar falhas de comunicação, atrasos e “áreas isoladas”, o que aumenta a perda de pacotes durante as transmissões de vídeo. Desta forma, os protocolos de roteamento devem considerar um mecanismo de posicionamento de nós para encontrar a localização ideal de VANTs que atuam como nós de retransmissão e, assim, evitar os efeitos dessa mobilidade na transmissão de vídeos. Baseado em três protocolos bem conhecidos na literatura (BLR, XLinGo e MobiFANET), esta dissertação realiza uma análise comparativa de transmissão de stream de vídeos em FANETs sob uma perspectiva de múltiplos fluxos simultâneos. O objetivo é analisar a qualidade dos vídeos recebidos no destino a partir da transmissão em tempo real de múltiplos fluxos simultâneos de vídeo, ou seja, a partir de vários nós de origem, mantendo o bom desempenho da rede.