Uma Abordagem baseada em Metodologia Ativa para o Ensino e Aprendizagem de Análise e Projeto de Software
Análise e Projeto de Software, Métodos ativos de ensino, Plano de curso
O ensino em Computação, como em outras áreas do conhecimento, sofre pelo processo de atualização constante de tecnologias e ferramentas. Além de acompanhar essa evolução, os docentes precisam fazer uso de estratégias de ensino que potencializem o processo de ensino e aprendizagem, deixando em segundo plano as tradicionais aulas expositivas. As metodologias ativas vêm se tornando uma alternativa viável em relação à metodologia tradicional, pois colocam o aluno no centro do processo educativo, tendo como benefícios a elevação do nível de aprendizado e motivação. Na Engenharia de Software a etapa de modelagem possui papel decisivo no processo de construção, no entanto nos cursos de graduação esse conteúdo encontra-se disperso em outras disciplinas, fazendo com que o aluno compreenda essa fase da Engenharia de Software por partes, o que pode dificultar o aprendizado. Neste contexto, o objetivo do trabalho é apresentar uma abordagem de ensino baseada em metodologias ativas para o ensino de Análise e Projeto de Software nos cursos de graduação em Computação. Para atingir esse objetivo, foi necessário o desenvolvimento de uma metodologia que seguiu os passos: 1) análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Ciência da Computação para identificação do panorama sobre o ensino de Análise e Projeto de Software; 2) realização de revisão da literatura sobre o ensino de projeto e construção de software; 3) desenvolvimento do mapeamento das competências dos currículos de referência; 4) estruturação da proposta de plano de curso e plano de ensino; e 5) planejamento e execução do experimento para validação da abordagem. Como resultado principal, um plano de curso para a disciplina de Análise e Projeto de Software foi desenvolvido contemplando as Unidades de ensino: Fundamentos de projeto de software, Estratégias para projetos de software, Qualidade em projeto de software, e Análise e Projeto orientado a objetos, bem como a indicação dos conteúdos, estratégias de ensino e de avaliação, nível de aprendizagem, ferramentas, resultados esperados e bibliografia de referência para o docente para cada conteúdo da unidade de ensino. A validação do currículo foi realizada por meio de experimento que avaliou estatisticamente o desempenho dos dois grupos (controle e experimental). Sobre os resultados do experimento, utilizando o teste \textit{Mann-Whitney} para dados não paramétrico, houve certo ganho de aprendizagem na abordagem apresentada, com o p-value = 0.0000024348 no melhor caso. Como contribuição, esse trabalho apresenta-se como uma referência de plano de curso para o ensino de análise e projeto de software, podendo ser utilizado no cursos de graduação em Computação das Instituições de Ensino Superior.