Considerações de Design para Sistemas de Pagamentos Instantâneos e Usuários Emergentes
Acessibilidade, Usuários emergentes, desenvolvimento de software.
As tecnologias digitais de informação e comunicação remodelaram diversos serviços presentes na vida das pessoas. Todavia, alguns serviços implementados em sistemas interativos tem considerado fatores educacionais da sociedade, onde a migração dos serviços presenciais para as plataformas digitais fortificaram a necessidade de letramento e experiências de ensino formal das pessoas. Relacionado aos sistemas financeiros, o pagamento instantâneo brasileiro (Pix) gerou um novo método de transferência eletrônica para a acessibilidade financeira e digital entre prestadores e clientes. Contudo, ainda existem desafios de desenvolvimento que amenizem as barreiras ao acesso digital de diversos públicos, principalmente por usuários que emergem suas necessidades de interação a partir de aspectos educacionais, renda e cultura. Neste contexto, este trabalho busca desenvolver um conjunto de considerações de design que precisam ser utilizados na construção de sistemas de pagamento instantâneo e atendam às expectativas de usuários emergentes de software. A pesquisa foi realizada por meio de levantamento da literatura e estudos com o público-alvo. Logo, foi realizado um questionário com profissionais de desenvolvimento de software, um mapeamento sistemático para identificar lacunas de contextos de usos e usuários a serem beneficiados por softwares inclusivos, uma inspeção de uma proposta bancária e um levantamento de recomendações de design e avaliação de sistemas interativos para usuários emergentes. Em seguida, realizaram-se dois estudos de caso em um contexto 12 para 12: o primeiro foi realizado com 12 residentes de uma comunidade ribeirinha amazônica para construir as considerações e o segundo foi realizado com 14 usuários que possuem ensino fundamental ou médio incompleto para validar e evoluir as considerações anteriores. Cada estudo de caso foi analisado por meio de aspectos sociais dos participantes e método de inspeção semiótica. Portanto, como resultados, o estudo apresenta um conjunto de considerações que possam ser utilizado por instituições financeiras para tornar suas interfaces de sistemas de pagamentos mais acessíveis para usuários que utilizam o celular como meio de compartilhamento e aquisição renda.