Uma Proposta de Modelo para Ensino de Processo de Software em Cursos de Tecnologia da Informação
Processo de Software, Modelo de Ensino, Abordagens centradas no Aluno
O processo de desenvolvimento de software é a metodologia de desenvolvimento de software com tarefas, atividades, procedimentos (métodos e técnicas) e produtos de trabalho. Em um mundo onde a tecnologia é cada vez mais necessária, é essencial ter habilidades para entender o processo de desenvolvimento de software. Em consulta prévia a profissionais que atuam nesta área a partir de um survey, foi identificado que os alunos formados para atuar no mercado não possuem todas as competências necessárias para o pleno desempenho profissional. Portanto, com esse contexto estabelecido tem-se como questão de pesquisa: Como adotar estratégias de ensino centradas no aluno para a disciplina de Processo de Software nos cursos de graduação em Tecnologia da Informação? A hipótese formulada como solução da questão é A forma como vem sendo trabalhada a disciplina Processo de Software nos cursos de graduação em Tecnologia da Informação permite ao aluno competências e habilidades para trabalhar na indústria de software. Para que conseguíamos comprovar ou refutar essa hipótese e responder a essa questão de pesquisa temos o seguinte objetivo geral: Desenvolver um modelo de ensino centrado no aluno para a disciplina Processo de Software nos cursos superiores de Tecnologia da Informação. Como forma de alcançar o desenvolvimento desse objetivo foi desenhado um fluxo metodológico, o qual contou com três fases: são elas: Concepção, Elaboração e Avaliação. Na concepção foi desenvolvido: (i) uma revisão quase sistemática da literatura com o intuito de identificar abordagens adotadas na literatura para ensino de processo de software; (ii) um survey docente e um para profissionais para termos a percepção atual da área de processo de software, no que tange a indústria e a academia; (iii) Um mapeamento dos principais ativos sobre processo de software, para gerar as devidas correspondências e correlação. Na fase de elaboração foi construído o modelo de ensino. E, na fase de Avaliação o modelo de ensino é utilizado em um estudo real. Dos passos da metodologia supracitada só falta o desenvolvimento da Avaliação.