UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM PARA O ENSINO DE TESTES DE SOFTWARE EM CURSOS SUPERIORES DE COMPUTAÇÃO
Testes de Software; Engenharia de Software; Educação na Engenharia de Software; Qualidade de Software
A atividade de testes de software é importante, pois se espera que os desenvolvedores construam software com boa qualidade e a utilização dos testes mostra que essa é uma tarefa complexa. Diante disso, essa é uma atividade consideravelmente relevante para a indústria de software, porém ainda não tem uma construção curricular priorizada em nível acadêmico. Este trabalho tem como objetivo propor uma abordagem de ensino de testes de software. A metodologia adotada é composta por metodologias ativas de ensino. Um currículo de ensino de testes foi construído utilizando como base os seguintes itens: pré-requisitos, questões norteadoras, conteúdo programático, estratégias de ensino e resultados esperados. Em seguida, foi desenvolvido um plano de ensino que faz uso de abordagens práticas de ensino apoiadas em práticas, como a gamificação e o ensino lúdico para motivar e engajar os participantes, trazendo tarefas e tecnologias comuns na indústria de software em paralelo às aulas expositivas clássicas, a fim de desenvolver determinadas habilidades e conhecimento que são utilizadas por profissionais de teste na indústria de software. Como contribuição, este trabalho espera ajudar a fortalecer os vínculos entre as universidades e a indústria de software a partir da proposta de ensino de testes, almejando criar profissionais mais adaptados a estas organizações.