IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL DAS EMPRESAS DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ UTILIZANDO OS MÉTODOS EXPERIMENTAIS SURVEYE GROUNDED THEORY
Engenharia de Software Experimental, Survey, Grounded Theory, Cliente e Mercado, MOSE.
Nos últimos anos tem-se intensificado a utilização de métodos voltados para o estudo experimental, estudos de caso, pesquisas de opinião e experimentos controlados, métodos estes inseridos no contexto da Engenharia de SoftwareExperimental, a qual investiga teorias, métodos e técnicas pela experimentação. Este estudo tem como objetivo investigar como as empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no estado do Pará executam em suas rotinas de trabalho os objetivos descritos na competência de Cliente e Mercado (CM) do Modelo Orientador para Sucesso de Empreendimentos (MOSE). Como forma de se atingir este objetivo, os métodos experimentais surveye grounded theory foram utilizados neste trabalho, sendo o primeiro definido e aplicado com representantes das empresas de TIC da capital paraense, e posteriormente a utilização do segundo método para auxiliar nas análises realizadas nos dados coletados, o que consequentemente permitiu a criação da teoria substantiva referente ao perfil das empresas. A pesquisa teve como resultados o fornecimento de uma visão mais consistente do modo de atuação que estas empresas operam sob a perspectiva (competência) de CM, o que pode contribuir como vantagem competitiva diante do mercado, pois atualmente o cenário de tecnologia do estado tem pouca visibilidade em relação a outros estados, muito pela falta de conhecimento que se tem da realidade das empresas de TIC paraenses.