O USO DE ELEMENTOS DE GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO DA TÉCNICA DE TDD
Gamificação, Aprendizado, Ensino, Desenvolvimento Guiado a Teste.
Com a maior imersão das equipes de desenvolvimento de software aos métodos e práticas ágeis, tornou-se necessário que os alunos tenham cada vez mais cedo o contato com práticas oriundas dos Testes Ágeis. Assim, este estudo tem como objetivo utilizar conceitos de gamificação para estimular o apoio ao ensino e engajar a motivação de um grupo de alunos na disciplina de Qualidade de Software ministrada na graduação e pós-graduação. Para isso, foram separadas aulas para o ensino de testes ágeis que utilizaram elementos de jogos como motivação para os alunos. Diante disso, esta pesquisa teve como resultado um enriquecimento do conhecimento destes alunos em práticas de testes. Este trabalho busca contribuir com o ensino de práticas de testes ágeis para alunos, visando um melhor preparo para o mercado de desenvolvimento de software. Pôde-se constatar, ainda, que a utilização de elementos da gamificação para o ensino de testes ágeis foi eficiente, pelo fato de que os alunos participantes dedicaram-se mais às tarefas e foram participativos em todos os diferentes cenários de aprendizagem que foram ministrados.