Simulação baseada em Dinâmica de Sistemas para o ensino do Sistema endócrino no contexto da graduação em medicina
Dinâmica de sistemas, simulação, educação, medicina, endocrinologia
O emprego de simuladores para fins educacionais e de treinamento é comum em várias áreas do conhecimento. Na medicina, essa abordagem é usada em algumas especialidades cirúrgicas e clínicas, a exemplo da cardiologia, obtendo resultados positivos em relação a eficácia de aprendizado. Na endocrinologia é carente o uso de simuladores como instrumento de ensino em nível de graduação. Sendo assim, foi desenvolvido um software simulador para ensino do eixo hipotálamo-hipófise-tireoide, chamado EndoSim-LZ, que executa um modelo de Dinâmica de Sistemas (DS) para esse eixo fisiológico. A DS é uma metodologia de modelagem e simulação (M&S) auxiliada por computador que coloca em prática o pensamento sistêmico e busca explicações endógenas para o comportamento dos componentes de um sistema qualquer. Tal abordagem tem sido amplamente utilizada para simular sistemas das mais diversas áreas, pois seu foco principal é mapear as relações causais de um sistema através de equações diferencias interligadas, as quais são representadas por diagramas simples que estruturam o modelo. Assim, o EndoSim-LZ explora o potencial dessa metodologia no ensino da endocrinologia, representando graficamente as glândulas envolvidas no eixo hipotálamo-hipófise-tireoide e as suas interrelações de estimulo, produção e de feedback negativos. O funcionamento básico do EndoSim-LZ consiste que o aluno possa controlar os valores de qualquer hormônio do eixo e verificar a repercussão na produção dos demais hormônios e desta forma aprender empiricamente o comportamento desse sistema. O simulador foi desenvolvido e avaliado de forma iterativa por especialistas da área e, após se obter uma versão estável, será submetido a experimento com estudantes de medicina em um ambiente universitário controlado, obtendo os resultados para análise.