REACT: UMA ABORDAGEM ÁGIL DE APOIO AO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE REQUISITOS DE SOFTWARE BASEADO EM EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS
Engenharia de Requisitos Ágil, Desenvolvimento de Requisitos, Métodos Ágeis, Melhoria do Processo de Software, Revisão Sistemática da Literatura, Estudo de Caso.
Nos últimos anos, a adoção e a criação de novas abordagens ágeis na indústria de software cresceu consideravelmente diante da tentativa de minimizar alguns problemas das abordagens tradicionais, bem como, alguns desafios dos próprios métodos ágeis atuais. Neste sentido, a Engenharia de Requisitos Ágil surge como uma proposta promissora, a qual utiliza as práticas, princípios e valores dos métodos ágeis para serem aplicados nas atividades da Engenharia de Requisitos. Sobre este último, destaca-se o processo de Desenvolvimento de Requisitos, uma subárea da Engenharia de Requisitos essencial para a evolução criteriosa dos requisitos ao longo de um projeto de desenvolvimento de software. Neste cenário, a finalidade deste estudo é apresentar o REACT (Requirements Evolution in Agile ContexT), uma proposta de método ágil para o desenvolvimento dos requisitos de um produto de software, totalmente fundamentado em evidências empíricas da indústria de software, nas práticas da Engenharia de Requisitos Ágil e nos resultados esperados do processo de Desenvolvimento de Requisitos constante nos modelos de qualidade MR-MPS-SW e CMMI-DEV. Estas evidências empíricas consistem de outras abordagens ágeis de apoio às atividades de Desenvolvimento de Requisitos, as quais foram identificadas e analisadas por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura. Em posse dos resultados deste estudo secundário, o REACT foi concebido a fim de atender a todas as atividades relacionadas ao desenvolvimento dos requisitos de software de forma completa, eficiente e ágil. Esta abordagem ágil proposta foi avaliada por meio de um Estudo de Caso, conduzido em um projeto real para o desenvolvimento de um produto destinado ao ensino na área da Engenharia de Software. Dentre os resultados, em síntese, observou-se que este método ágil proporcionou mais eficiência, simplicidade, completude, flexibilidade e organização na evolução dos requisitos ao longo deste projeto. Desta forma, este estudo contribui à comunidade científica e à indústria de software fornecendo uma nova abordagem ágil específica para requisitos, bem como, inserida no contexto da Engenharia de Requisitos Ágil e dos modelos de qualidade de processos de software.