Uso da Teoria da carga cognitiva na elaboração do conteúdo de uma disciplina de Introdução a Programação
Teoria da carga cognitiva, fundamentos de programação, algoritmos e programação
A Teoria da Carga Cognitiva (TCC) apresenta diretrizes que tem o objetivo de otimizar o processo de aprendizagem, baseados em pesquisas relacionadas ao funcionamento do cérebro. Estudos revelam que a memória humana é subdividida em memória de trabalho e a de longo prazo. Durante a aprendizagem é a memória de trabalho que processa as novas informações, e esta possui um número limitado de novas informações que podem ser processados durante a aquisição de novos conhecimentos, portanto, torna-se necessário gerenciar o número de novas informações a serem transmitidas ao aprendiz. A teoria da carga cognitiva afirma que a aprendizagem acontece melhor quando os materiais didáticos (quantidade de informação) se alinham com a arquitetura cognitiva humana. Sweller e seus seguidores estudaram o alinhamento simultaneamente da estrutura da informação com a arquitetura cognitiva, desvendando efeitos cognitivos que são associados a novos princípios instrucionais que visam aprimorar o processo de aprendizagem. Considerando o alto índice de retenção de discentes vinculados a disciplinas que abordam estudos sobre algoritmos, verifica-se a necessidade de buscar soluções que busquem facilitar a aprendizagem deste tipo de conteúdo. Este trabalho tem como objetivo otimizar a aprendizagem de algoritmos através do desenvolvimento de materiais didáticos com base na TCC (uma guia de desenvolvimento de algoritmos, uma guia de labortório de programação em Python e um conjunto de slides). Após desenvolvidos, estes materiais foram aplicados em uma turma real. Como resultados, verificou-se melhora na aprendizagem, refletida na redução das taxas de retenção.