Uso da Teoria da carga cognitiva na elaboração do conteúdo de uma disciplina de Introdução a Programação
Teoria da carga cognitiva, fundamentos de programação, algoritmos e programação
A teoria da Carga Cognitiva (TCC) apresenta diretrizes que tem o objetivo de otimizar o processo de aprendizagem, baseados em pesquisas relacionado ao funcionamento do cérebro. Estudos revelam que a memória humana é subdividida em memória de trabalho e a de longo prazo. Durante a aprendizagem é a memória de trabalho que processa as novas informações, e esta possui um número limitado de novas informações que podem ser processados durante a aquisição de novos conhecimentos, portanto torna-se necessário gerenciar o número de novas informações a serem transmitidas ao aprendiz. A teoria da carga cognitiva afirma que a aprendizagem acontece melhor quando os materiais didáticos (quantidade de informação) se alinham com a arquitetura cognitiva humana.
Sweller e seus seguidores estudaram o alinhamento simultaneamente da estrutura da informação com a arquitetura cognitiva desvendando efeitos cognitivos que são associados a novos princípios instrucionais que visam aprimorar o processo de aprendizagem.
Este trabalho tem como objetivo produzir o material didático para uma disciplina de Fundamentos de Programação (algoritmos e programação) com base nas diretrizes da TCC.