MODELO PARA CRIAÇÃO E INTERAÇÃO DE VISUALIZAÇÕES DA INFORMAÇÃO EM REALIDADE AUMENTADA
Realidade Aumentada Móvel; Visualização da Informação; Interação; Criação de Conteúdo.
As soluções em realidade aumentada têm sido aplicadas em diversos contextos, devido aos avanços tecnológicos. Estes mesmos avanços resultaram em um crescimento de dados gerados, e o aumento do interesse público na área de visualização da informação para explorar esses dados, principalmente visualizar esses dados em seu próprio contexto de origem, e nesse sentido a realidade aumentada pode contribuir tecnologicamente. Apesar da combinação das duas áreas apresentar vantagens, tais como a portabilidade das visualizações, ambas as áreas também possuem desafios, seja a criação de conteúdo de visualização ou de realidade aumentada, por usuários com pouco ou nenhum conhecimento especializado, ou a utilização de tecnologias ainda não acessíveis à grande maioria dos usuários. Desta forma, esta proposta apresenta um modelo que visa facilitar a construção e interação com visualizações de dados para realidade aumentada, principalmente para usuários com pouco conhecimento na área. Para alcançar esse objetivo, foi estipulada uma metodologia, dividida em etapas que compreendem a revisão da literatura, definição de objetivos e concepção do modelo. Esta última etapa consiste em um processo iterativo, no qual cada iteração estabelece as funcionalidades, interações e requisitos necessários para um sistema autor e um sistema de uso. O primeiro sistema abrange todo fluxo de criação até a publicação de uma visualização, enquanto o segundo sistema é responsável pelo gerenciamento das interações dos usuários com visualizações já publicadas. Ao final de cada iteração é realizada uma avaliação e melhoria de um protótipo de aplicação de realidade aumentada, para a apoiar o processo de criação da visualização de dados. Na primeira iteração do modelo, no sistema autor, as funcionalidades foram mapeadas para um conjunto de marcadores tangíveis, no formato de cartas, e dois testes foram realizados, sendo o primeiro teste uma avaliação de estresse no servidor que gera visualizações de dados, e o segundo, um teste de usabilidade remoto com doze participantes, para avaliar a viabilidade de utilizar vários marcadores tangíveis em um contexto de realidade aumentada e visualização da informação.